O que é a prática do silêncio?
O que é a prática do silêncio?
Muito além dos retiros espirituais, a prática do silêncio se apresenta como antídoto antiestresse e ferramenta para o autoconhecimento. Saber calar para aprender a ouvir, sentir e pensar. ... “O silêncio se choca com nossa necessidade de sermos vistos e ouvidos.
Como conviver com o silêncio?
Dicas importantes para lidar com o silêncio Caso não ocorra da forma que gostaria, saiba silenciar e tomar as decisões que convêm no momento. Saiba ler o silêncio: muitas vezes sabemos claramente o que o silêncio quer dizer, porém ignoramos e queremos a comunicação clara.
Qual é o tratamento do Silêncio?
O tratamento do silêncio é uma forma de abuso emocional que tem como objetivo impor a própria vontade. De resto, é quase sempre assim quando falamos de violência emocional: a pessoa que pratica os abusos (e que até pode estar convencida de que não há violência nos seus atos) procura controlar o comportamento do companheiro desrespeitando-o.
Como respeitar o silêncio interno?
"O silêncio interno, ou seja, o estar atento, é fundamental para ouvirmos melhor o outro e também para deixar que o outro fale por si, sem ser conduzido pela interpelação do nosso raciocínio. Este é o verdadeiro ouvir: respeitar o silêncio", diz a psicanalista Karin Szapiro.
Como evitar o silêncio constrangedor?
Engatamos um assunto no outro, sem prestar atenção na conversa, sem ouvir, apenas esperando nossa vez de falar, só para que o silêncio não venha. A maioria das pessoas evita o chamado silêncio constrangedor.
Por que o silêncio não é bem-vindo?
Fones de ouvido o dia inteiro, o barulho do trânsito, televisores espalhados nos restaurantes: é fato que vivemos com uma mentalidade predominante de que o silêncio não é bem-vindo. Engatamos um assunto no outro, sem prestar atenção na conversa, sem ouvir, apenas esperando nossa vez de falar, só para que o silêncio não venha.