Onde podemos encontrar a água subterrânea?

Índice

Onde podemos encontrar a água subterrânea?

Onde podemos encontrar a água subterrânea?

Ouça em voz altaPausarEla se encontra em córregos, rios e lagos constituindo os recursos hídricos superficiais, assim como nos interstícios do solo e subsolo, formando os recursos hídricos subterrâneos. Estes últimos representam cerca de 97% do total de água doce existente no planeta Terra.

Como a água se distribui no solo?

Ouça em voz altaPausarA água subterrânea se distribui em zonas no subsolo e são elas Zonas de Aeração : a água ocorre na forma películas aderidas ao grão do solo e divide - se em : Zona de umidade do solo : parte mais superficial , perda de água para a atmosfera e intensa ( baixa umidade ) , Zona intermediaria : Franja de capilaridade : ...

Quais os tipos de água subterrânea?

Ouça em voz altaPausarAs águas subterrâneas são identificadas em dois tipos: o freático e o artesiano. O mundo enfrenta grandes problemas relacionados à escassez de água. Nesse século, segundo diversos pesquisadores, a falta de água será um dos maiores problemas que a humanidade deverá enfrentar.

Como ocorre a movimentação da água subterrânea?

Ouça em voz altaPausarNeste último meio (subterrâneo), parte da água infiltrada é retida pelas raízes das plantas e acaba evaporando por meio da capilaridade do solo ou pela evapotranspiração destes vegetais. A outra parte move-se para camadas mais profundas, por efeito da gravidade, formando assim as águas subterrâneas.

Onde a água pode ser encontrada?

Ouça em voz altaPausarPodemos encontrar a água na natureza nas formas líquida, como o caso dos rios, lagos e oceanos. Na forma gasosa, na evaporação e na forma sólida, como o granizo ou as geleiras. O ciclo da água inicia em seu estado líquido, nos rios e mares, que com a ação do calor do sol evaporam.

Onde estão localizadas as maiores reservas de água subterrânea do planeta?

Ouça em voz altaPausarUma das maiores reservas de águas subterrâneas do mundo é o famoso Aquífero Guarani, que ocupa o subsolo do nordeste da Argentina, centro-sudoeste do Brasil, noroeste do Uruguai e sudeste do Paraguai.

Como é a distribuição de água na Terra?

Ouça em voz altaPausarA Terra possui um total de 1.358.099.876 km 3 de água, sendo 97,24% água salgada e 2,76% água doce. ... Na figura 2 mostramos a distribuição da água doce nas geleiras e calotas polares, nos rios, em lagos e pântanos, na água subterrânea dos lençóis freáticos, no solo, na forma de umidade, e na atmosfera.

Em quais níveis do solo a água subterrânea é encontrada?

Ouça em voz altaPausarDentro desta zona encontra-se: Zona de umidade do solo: é a parte mais superficial, onde a perda de água de adesão para a atmosfera é intensa. ... Zona intermediária: região compreendida entre a zona de umidade do solo e da franja capilar, com umidade menor do que nesta última e maior do que a da zona superficial do solo.

Como são chamados os depósitos de água subterrânea?

Ouça em voz altaPausarEm geologia considera-se água subterrânea toda aquela água que ocupa todos os espaços vazios de uma formação geológica, os chamados aquíferos.

Por que a água subterrânea é considerada como água de solo?

Nem toda água que está embaixo da terra é considerada como água subterrânea por haver uma distinção daquela que ocupa o lençol freático, que é chamada de água de solo e tem maior interesse para a agronomia e botânica.

Qual a quantidade de água subterrânea?

Alguns especialistas indicam que a quantidade de água subterrânea pode chegar até 60 milhões de km3, mas a sua ocorrência em grandes profundidades pode impossibilitar seu uso.

Qual a capacidade de extração de água subterrânea?

Nem todas as formações geológicas possuem características hidrodinâmicas que possibilitem a extração econômica de água subterrânea para atendimento de médias e grandes vazões pontuais. As vazões já obtidas por poços variam, no Brasil, desde menos de 1 m3/h até mais de 1.000 m3/h (FUNDAJ, 2003).

Como são armazenadas as águas subterrâneas?

Em geral, as águas subterrâneas são armazenadas ou em rochas sedimentares porosas e permeáveis, ou em rochas não-porosas, mas fraturadas. Neste último caso, as fraturas geram um efeito físico similar ao da permeabilidade.

Postagens relacionadas: