O que é o acompanhamento farmacoterapêutico?

Índice

O que é o acompanhamento farmacoterapêutico?

O que é o acompanhamento farmacoterapêutico?

O acompanhamento farmacoterapêutico se enquadra como um serviço clínico executado por um farmacêutico e visa ajudar o paciente a fazer o uso correto de medicamentos para garantir a sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.

São objetivos dos métodos de acompanhamento farmacoterapêutico?

O acompanhamento farmacoterapêutico de um paciente constitui uma das principais atividades em farmácia clínica. Ele possibilita monitorar e avaliar, de forma sistemática, contínua e documentada a farmacoterapia do paciente com a finalidade de melhorar os resultados em saúde e prevenir danos oriundos do tratamento.

Qual a importância do acompanhamento farmacoterapêutico para os pacientes hospitalizados?

O companhamento farmacoterapeutico tem grande importância para terapia anticoagulante, pois o farmacêutico além de orientar e esclarecer as dúvidas do paciente na hora da dispensação do medicamento, também pode investigar e identificar possíveis problemas relacionados aos medicamentos usados em associação com a ...

Quais as principais atividades realizadas dentro do seguimento farmacoterapêutico?

Seguimento Farmacoterapêutico é uma prática profissional em que o farmacêutico se responsabiliza pelas necessidades do doente relacionadas com os medicamentos, através da detecção, prevenção e resolução dos Resultados Negativos da Medicação (RNM), de modo contínuo, sistemático e documentado, em colaboração com o ...

O que é a farmacoterapia?

Ramo da Ciência que estuda o tratamento das doenças com o auxílio de medicamentos ou fármacos.

Quais são as etapas do método clínico de cuidado farmacêutico?

O processo de atenção farmacêutica obedece a uma seqüência de passos conhecida como método clínico. O método clínico inclui a coleta de dados, identificação de problemas, implantação de um plano de cuidado e seguimento do paciente.

Qual a importância de identificarmos os Prms?

Ao identificar um PRM, é obrigação do farmacêutico clínico informar o profissional de saúde prescritor sobre os riscos ao paciente proporcionados pela farmacoterapia atual, assim como, é relevante que o farmacêutico clínico proponha uma solução para o PRM por meio de uma Intervenção Farmacêutica (IF), que pode ser ...

Qual é o método de acompanhamento farmacoterapêutico em doenças infecciosas?

Elaboração de método de acompanhamento farmacoterapêutico em uma unidade de referência em doenças infecciosas: contribuição para a segurança do paciente. Rio de Janeiro, 2017. 76f. Dissertação [Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica] – Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. RESUMO

Como garantir o uso correto dos medicamentos em casa?

Mesmo após as orientações realizadas por médicos durante uma consulta e pelo farmacêutico no momento da dispensação do fármaco, ainda não são suficientes para garantir que o paciente faça o uso correto dos medicamentos em casa.

Qual o papel do farmacêutico?

É fundamental que o farmacêutico coloque no papel todas as orientações feitas oralmente, é um recurso imprescindível para que o paciente não esqueça ou confunda as instruções. Também é muito importante trabalhar de forma integrada com o médico do paciente e reportar a ele o plano de cuidado e as intervenções sugeridas.

Qual a atribuição clínica do farmacêutico?

A Resolução nº 585/13 do Conselho Federal de Farmácia regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico com o objetivo de promover, proteger e recuperar a saúde do paciente.

Postagens relacionadas: