Como regularizar pensão alimentícia atrasada?

Índice

Como regularizar pensão alimentícia atrasada?

Como regularizar pensão alimentícia atrasada?

A partir do primeiro mês de atraso, é possível solicitar a inclusão do nome do requerido nos órgãos de restrição de crédito, como SCPC e SERASA, por meio de um protesto judicial. Uma outra opção, mais séria do que anterior, é requerer a prisão civil por falta de pagamento da pensão alimentícia.

Quando a pensão alimentícia está atrasada?

Quando a pensão alimentícia está atrasada, o devedor pode ser preso e esta é a única prisão civil admitida em nosso país. No entanto, ela é apenas uma maneira de obrigá-lo a realizar o pagamento, ou seja, a dívida alimentar continuará existindo mesmo depois da prisão.

Quanto Tempo é necessário para cobrar a pensão alimentícia?

Portanto, sempre formalize a pensão alimentícia! QUANTO TEMPO ESPERAR PARA COBRAR? Caso o pagamento esteja estipulado para todo dia 10 do mês e o devedor até o dia 11 não pagou, a pensão já poderá ser cobrada. No entanto, por bom senso, recomenda-se que espere 30 dias para acionar o devedor judicialmente.

Como manter o pagamento da pensão alimentícia em dia?

Portanto, fique atendo! Como visto, é importante que mantenha o pagamento da pensão alimentícia em dia, pois evita a cobrança e suas diversas consequências e que também ela seja regulamentada, para que possa ser cobrada em caso de atraso.

Quais são as causas de pensão alimentícia?

As causas de pensão alimentícia são frequentes no direito familiar. Aqui mesmo no Blog, já tratamos algumas delas. Além de ações para estipular quanto deverá ser pago, há outra grande questão: se o pagamento atrasa, como cobrar? A partir de quanto tempo é possível realizar a cobrança? Quais as consequências para o devedor?

Postagens relacionadas: