Como pode ser realizado o alívio de tensões em um metal?
Índice
- Como pode ser realizado o alívio de tensões em um metal?
- O que é alívio de tensões?
- Qual a característica do tratamento de alívio de tensão?
- O que é pós aquecimento e qual a sua diferença do alívio de tensão?
- Quais são os principais tratamentos de alívio de tensão usados em peças usinadas ou soldadas?
- Como é feito o tratamento de revenimento?
- O que fazer para aliviar tensões internas do aço?
- O que é TTAT?
- Qual o tratamento realizado para diminuir ou eliminar as tensões internas?
- Como é feita a análise de tensões no cordão de solda?
- Quais são as tensões residuais na soldagem?
- Por que as soldas são desprezadas?
- Qual o dimensionamento do cordão de solda?

Como pode ser realizado o alívio de tensões em um metal?
Resumidamente, um procedimento de alívio de tensões prevê:
- Aquecimento uniforme e lento da peça à temperatura apropriada;
- Manutenção nesta temperatura por um determinado tempo (denominado tempo de patamar ou de encharque);
- Resfriamento uniforme (e lento) de modo a impedir a introdução de novas tensões.
O que é alívio de tensões?
O alívio de tensões consiste em um procedimento que tem como principal função a obtenção de uma espécie de “rearranjo” em discrepâncias causadas por processos em que o aço tenha sido utilizado anteriormente.
Qual a característica do tratamento de alívio de tensão?
O tratamento térmico de alívio de tensões consiste no aquecimento uniforme e controlado de um aço, soldado ou submetido a qualquer processo que gere tensões residuais, a uma temperatura adequada (inferior à temperatura crítica) por um tempo suficiente, seguido por resfriamento, também uniforme e controlado, de modo a ...
O que é pós aquecimento e qual a sua diferença do alívio de tensão?
Na maioria dos casos este aquecimento não provoca alívio de tensões, salvo em materiais onde sofreram tempera ou são suscetíveis a ela, o pós-aquecimento pode influenciar em uma diminuição de dureza caso as temperaturas e os patamares de revenimento do material fiquem próximas as do pós-aquecimento.
Quais são os principais tratamentos de alívio de tensão usados em peças usinadas ou soldadas?
Tratamento Térmico de Alívio de Tensões na soldagem
- Aumento da ductilidade;
- Diminuição da dureza tanto da zona fundida quanto da zona termicamente afetada;
- Redução de empeno;
- Aumento da resistência à fadiga;
- Aumento da resistência à corrosão sob tensão.
Como é feito o tratamento de revenimento?
Os processos de revenimento são um método de tratamento térmico onde uma peça temperada ou normalizada é submetida por reaquecimento abaixo da zona crítica e depois por um resfriamento adequado. Sendo assim, o processo de revenimento tem como objetivo o de ajustar as propriedades mecânicas.
O que fazer para aliviar tensões internas do aço?
Um aço nessa situação é i- nadequado ao trabalho. Para corrigir suas tensões, é preciso revenir o material. O reveni- mento tem a finalidade de corrigir a dureza excessiva da têmpera, aliviar ou remover as tensões internas. O revenimento é, portanto, um processo sempre posterior à têmpera.
O que é TTAT?
Uma das maneiras de se minimizar essas tensões, ou seja, aliviá-las, é pela utilização do tratamento térmico de alívio de tensões (TTAT) que, como o próprio nome já sugere, consiste na operação de aquecimento da peça de trabalho após a operação de soldagem.
Qual o tratamento realizado para diminuir ou eliminar as tensões internas?
Conhecido como um tratamento térmico para alívio de tensões, esse procedimento está relacionado à temperatura e submete peças fabricadas (aço, carbono, inox ou ferro fundido) a um recozimento. Em outras palavras, também é conhecido pelo por recozimento subcrítico.
Como é feita a análise de tensões no cordão de solda?
A análise de tensões no cordão de solda é o método predominante quando ocorre transferência de carga entre os elementos da junta. Porém, as juntas podem ter formas e orientações variadas de acordo com as solicitações, tornando esta análise complexa.
Quais são as tensões residuais na soldagem?
Tensões residuais na soldagem são definidas como as tensões que existem nas junções soldadas sem a atuação de forças e momentos externos e que se formam durante o processo de soldagem e resfriamento, como conseqüência de deformações temporárias na região afetada pelo calor e material de base [16].
Por que as soldas são desprezadas?
A influência de tensões residuais inerentes ao processo e o efeito de concentração de tensões na própria junta são desprezados; As soldas são homogêneas, isotrópicas e elásticas; As partes conectadas pelas soldas são rígidas e suas deformações nas interfaces entre as chapas são desprezadas.
Qual o dimensionamento do cordão de solda?
No dimensionamento do cordão de solda necessário à fixação de uma junta, deve-se levar em consideração vários aspectos como: o nível de solicitação dos esforços, o processo de fixação, o grau de dificuldade da operação, a proporção geométrica entre cordão e componentes soldados, além do custo envolvido.