O que é a vontade na filosofia?

Índice

O que é a vontade na filosofia?

O que é a vontade na filosofia?

Vontade ou intencionalidade é a capacidade através da qual tomamos posição frente ao que nos aparece. ... Diante de um fato, podemos desejá-lo ou rejeitá-lo. Ante um pensamento, podemos afirmá-lo, negá-lo ou suspender o juízo sobre ele.

Porque para Arthur Schopenhauer viver é sofrer?

Para Schopenhauer, somente o sofrimento é positivo, pois se faz sentir com facilidade, enquanto que aquilo ao qual chamamos felicidade é negativo, pois é a mera interrupção momentânea da dor ou tédio, sendo estes últimos a condição inerente à existência.

O que é vontade metafísica?

Noutras palavras, a Vontade é entendida como um princípio metafísico, sem finalidade ou objetivo, uma força volitiva e insaciável, que se firma nas diversas camadas da natureza e da existência em geral.

O que representa vontade?

Vontade significa desejo, aspiração, gosto, interesse, propósito. É o poder de representar mentalmente um ato levado por motivos ditados pela razão. É a capacidade de querer, de livremente praticar ou deixar de praticar algum ato. Vontade é a necessidade física ou emocional que o indivíduo sente de fazer algo.

Postagens relacionadas: