Como fazer uma análise de regressão no Excel?
Como fazer uma análise de regressão no Excel?
Figura 1: Estruturar a tabela de dados no Excel, ir ao menu dados e clicar em análise de dados. Figura 2: Selecionar regressão. Figura 3: Selecionar o intervalo de dados desejado para as variáveis X e para as variáveis Y. Figura 4: Selecionar o nível de confiança de 95%, plotar resíduos e plotar a probabilidade normal.
Qual a importância da análise de regressão?
A análise de regressão lida com a dependência de uma variável em relação a outras. Isso, se você chegou até aqui já, está bem internalizado. No entanto, é de igual importância que esteja claro que por mais forte e sugestiva que seja uma relação estatística, esta nunca pode ser usada para estabelecer uma conexão causal.
Qual o processo de análise do Excel?
Entendeu o processo de análise? Tão importante quanto fazer a regressão linear simples no Excel é saber se o resultado obtido é coerente. Afinal, se não existir uma correlação entre as variáveis, não faz sentido utilizar essa ferramenta estatística.
Qual a diferença entre regressão e correlação?
Não, regressão e correlação não são a mesma coisa. São métodos estatísticos bastante relacionados. Mas, a interpretação deles é distinta. Na análise de correlação linear, lembrando que existem métodos de correlação não linear, o objetivo é medir a força ou o grau de associação linear entre duas variáveis.
Como aprender a utilizar o Excel?
Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe! A Voitto criou o curso Introdução ao Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa.