Como fazer análise diplomática?
Índice
- Como fazer análise diplomática?
- O que é Documentos diplomáticos?
- O que é análise tipológica?
- Qual o ciclo de vida dos documentos?
- O que é uma relação diplomática?
- Como fazer descrição de arquivo?
- O que é uma tipologia documental?
- Quais as naturezas de um documento?
- Como são classificados os documentos por natureza de assunto?
Como fazer análise diplomática?
Na identificação diplomática do documento deve-se estabelecer e/ou reconhecer, seqüencialmente: 1) a sua autenticidade relativamente à espécie, ao conteúdo e à finalidade; 2) a datação (datas tópica e cronológica); 3) a sua origem/proveniência; 4) a transmissão/tradição documental; 5) a fixação do texto.
O que é Documentos diplomáticos?
Diplomática é uma disciplina voltada para o estudo das estruturas formais de documentos solenes, isto é, oriundos de atividade governamental ou notarial. A Diplomática é parente da arquivística, designada como tipologia documental; arquivística é sinônimo de arquivologia.
O que é análise tipológica?
A Análise Tipológica (AT) é um meio para a identificação dos tipos documentais nos arquivos, pois fornece subsídios para organização das séries tipológicas. Combinada com a Análise Documental (AD), viabiliza o desenvolvimento de instrumentos de busca para a recuperação da informação.
Qual o ciclo de vida dos documentos?
O ciclo vital dos documentos é definido como uma “[...] sucessão de fases por que passam os documentos (corrente, inter- mediária, permanente), desde o momento em que são produzidos até sua destinação final (eliminação ou guarda permanente)” (BRASIL, 2004a).
O que é uma relação diplomática?
O estabelecimento de relações diplomáticas entre Estados implica o reconhecimento por estes do duplo direito de legação. É ativa quando envia representante devidamente acreditado junto ao governo do Estado estrangeiro, e passiva quando recebe representante estrangeiro.
Como fazer descrição de arquivo?
A norma ISAD (G) propõe padronizar a descrição arquivística a partir de uma estruturação multinível, isto é, do geral ao particular, inserindo cada item da descrição na estrutura geral do fundo de ar- quivo, em uma relação hierárquica. no próprio acervo como em outros arquivos, instituições ou publicações.
O que é uma tipologia documental?
A tipologia documental pode ser definida, de forma rudimentar, como o estudo dos tipos documentais, descritos pela simples equação espécie+função. Ou seja, a tipologia dos documentos é uma análise de espécies documentais dentro de um contexto de criação, para identificar sua função dentro desse contexto.
Quais as naturezas de um documento?
Assim, os documentos podem ser textuais, cartográficos – como plantas e mapas, iconográfico – pinturas, cartazes, filmográficos, sonoros, micrográficos e informáticos ou digitais – doc ou pdf.
Como são classificados os documentos por natureza de assunto?
Quanto à natureza do assunto os documentos podem ser ostensivos ou sigilosos. A classificação de ostensivo é dada aos documentos cuja divulgação não prejudica a institui- ção, podendo ser de domínio público.