Como fazer análise Sintatica e morfologia de uma frase?

Índice

Como fazer análise Sintatica e morfologia de uma frase?

Como fazer análise Sintatica e morfologia de uma frase?

Análise sintática e morfológica

  1. Na Língua Portuguesa, as palavras podem ser analisadas isoladamente ou dentro da oração. ...
  2. Na análise morfológica, as classes gramaticais (substantivo, verbo, advérbio, pronome, numeral, preposição, conjunção, interjeição, artigo e adjetivo) são colocadas em evidência.

Como fazer uma análise morfológica?

Para fazer uma análise morfológica, é preciso conhecer as classes gramaticais, como falamos, mas também é necessário analisar a palavra no contexto, já que algumas formas podem funcionar como pronome ou advérbio — muito, por exemplo — ou como substantivo ou verbo — jantar. Somente na frase é que podemos estabelecer a análise morfológica.

Qual a diferença entre análise morfológica e sintática?

A diferença entre análise morfológica e sintática é que esta estuda a função que as palavras adquirem quando se relacionam com as outras na formação de frases, enquanto aquela cuida do estudo da natureza da palavra — sua formação e classificação. Neste artigo, interessa-nos a palavra isolada, portanto, sua morfologia.

Quais são as classes morfológicas?

Para saber mais leia também os artigos: Morfologia e Classes Morfológicas. É a palavra que dá nome aos objetos, aos lugares, às ações, aos seres em geral, entre outros e varia em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo).

Postagens relacionadas: