O que é uma gastrite atrófica?
Índice
- O que é uma gastrite atrófica?
- O que é gastrite atrófica Metaplásica?
- O que quer dizer atrófica?
- O que causa a atrofia dos ovários?
- O que pode causar a hipotrofia?
- Como fazer um diagnóstico de gastrite?
- Por que a gastrite crônica pode evoluir?
- Qual a origem da gastrite?
- Qual a causa da gastrite erosiva?
O que é uma gastrite atrófica?
A gastrite atrófica é uma condição que pode se desenvolver a partir da inflamação do revestimento do estômago. No geral, esse tipo de inflamação é provocado por infecções bacterianas habitualmente colonizadas na mucosa do estômago: a Helicobacter pylori, comumente conhecida como H. pylori.
O que é gastrite atrófica Metaplásica?
Gastrite atrófica autoimune metaplástica consiste em doença hereditária autoimune que ataca as células parietais, causando hipocloridria e diminuição da produção de fator intrínseco. São suas consequências a gastrite atrófica, a má absorção de vitamina B12 e, com frequência, a anemia perniciosa.
O que quer dizer atrófica?
Significado de Atrófico substantivo masculino [Biologia] Que contém ou demonstra atrofia; que não conseguiu se desenvolver por completo; atrofiado: braços atrofiados; coração atrofiado. Que possui capacidade para atrofiar; atrofiador: interrupção atrófica.
O que causa a atrofia dos ovários?
Os ovários podem reduzir devido ao efeito do anticoncepcional. Isso não significa que está na menopausa e os ovários voltarão a aumentar se suspender o anticoncepcional. Esse efeito do anticoncepcional é normal e esperado e não significa um problema de saúde.
O que pode causar a hipotrofia?
Hipotrofia por compressão: um tumor benigno ao crescer pode causar hipotrofia dos tecidos circundantes devido à isquemia induzida por essa massa em expansão nesses tecidos.
Como fazer um diagnóstico de gastrite?
Diagnóstico de gastrite . Histórico clínico e endoscopia alta (exame que permite visualizar a mucosa do estômago) são fundamentais para o diagnóstico da gastrite. Isso não exclui a necessidade de realizar uma biópsia, isto é, de retirar fragmentos da mucosa estomacal para análise mais minuciosa no microscópio.
Por que a gastrite crônica pode evoluir?
A gastrite crônica pode evoluir para a forma de gastrite erosiva ou gastrite hemorrágica e pode causar perdas de sangue pela boca (também chamado hematêmese) ou pelo orifício retal (melena) obrigando-nos a procurar o hospital mais próximo.
Qual a origem da gastrite?
A doença pode ser aguda (surge de repente) ou crônica, quando o processo inflamatório se instala aos poucos e leva muito tempo para ser controlado. Gastrite pode acometer toda a mucosa estomacal, ou parte dela.
Qual a causa da gastrite erosiva?
Denominada gastrite erosiva, ... Perda do apetite, náuseas e vômitos também são sintomas de gastrite, assim como a presença de sangue nas fezes e no vômito.