O que é a ética clássica?
Índice
- O que é a ética clássica?
- Quem é o criador da palavra ética na idade antiga?
- O que é a ética do equilíbrio?
- O que estuda a ética na filosofia clássica?
- Quais os pontos principais da ética clássica grega?
- O que Aristóteles pensa sobre a ética?
- Qual é a Antiguidade Clássica?
- Como nasceu a ética como ciência?
- Por que falar sobre ética?
- Qual o movimento de reavivamento da Antiguidade Clássica?
O que é a ética clássica?
Na filosofia clássica, a ética não se resumia apenas aos hábitos ou costumes socialmente definidos e comuns, mas buscava a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em público.
Quem é o criador da palavra ética na idade antiga?
O significado da palavra ética vem do Grego ethos, referente ao modo de ser do indivíduo, ou ao caráter do ser humano. Na Grécia Antiga, período que coincide com o século IV a.C., os filósofos gregos foram os primeiros a pensar o conceito de ética, associando a tal palavra a idéia de moral e cidadania.
O que é a ética do equilíbrio?
A ética aristotélica, através de seu famoso livro intitulado Ética a Nicômaco, escrito no século IV a.C., trabalha a noção da justa medida, isto é, a ação que habita no equilíbrio entre o excesso e a falta, e que se configura como a virtude.
O que estuda a ética na filosofia clássica?
Para a filosofia clássica, a ética estudava a maneira de buscar a harmonia entre todos os indivíduos, uma forma de conviver e viver com outras pessoas, de modo que cada um buscasse seus interesses e todos ficassem satisfeitos.
Quais os pontos principais da ética clássica grega?
A contribuição de Sócrates para a filosofia teve um grande estilo ético, os ensinamentos de Sócrates, estavam embasados nos conceitos de amor, justiça virtude e conhecimento de si. Para Sócrates a virtude surge do conhecimento e a educação, faz com que as pessoas ajam de acordo com a moral.
O que Aristóteles pensa sobre a ética?
Aristóteles concebe as virtudes éticas como mediania (meio-justo), cujas condições subjetivas são a voluntariedade, a deliberação, a escolha e responsabilidade. Para este filósofo, a justiça é a principal virtude ética. Já as virtudes dianoéticas são a filosofia, as artes e a sabedoria prática.
Qual é a Antiguidade Clássica?
É conhecido como Antiguidade Clássica, Era Clássicaou ainda Período Clássicoo longo período histórico onde as civilizações gregae romanase destacaram de modo excepcional em meio a qualquer outra sociedade nos mais variados aspectos do desenvolvimento humano.
Como nasceu a ética como ciência?
A Ética como ciência nasceu com o advento das cidades gregas cidades-estado (polis), no século V a.C., primeiro com os sofistas, depois com Platão e Aristóteles, autor das três obras básicas da ética no Ocidente: Ética a Nicómaco, A grande moral e a Ética a Eudemio.
Por que falar sobre ética?
Falar sobre ética é lembrar os antigos ensinamentos de uma época em que o homem começou a conviver em sociedade e, a partir dessa experiência, passou a estabelecer normas de comportamento e convívio. Estudos revelam que foi a partir dessa convivência de grupos societários surgiu a ética, cujos valores até hoje vão se modificando.
Qual o movimento de reavivamento da Antiguidade Clássica?
Dos fragmentos sobreviventes da antiguidade clássica, um movimento de reavivamento foi gradualmente formado a partir do século XIV que passou a ser conhecido mais tarde na Europa como o Renascimento, e novamente ressurgiu durante vários reavivamentos neoclássicos nos século XVIII e XIX.