Como é feita a identificação de um surto alimentar?
Índice
- Como é feita a identificação de um surto alimentar?
- Como pode ocorrer a DTA por coliformes em toda a cadeia produtiva do alimento?
- Quando considerar surto alimentar?
- Como identificar um surto alimentar?
- Quais são os fatores que determinam a duração e a gravidade dos sintomas de DTA entre as pessoas?
- Qual o microrganismo responsável pelo maior número de DTA no Brasil?
Como é feita a identificação de um surto alimentar?
Os principais sintomas de doenças transmitidas por alimentos são as dores abdominais e as diarreias que em casos graves podem causar desidratação severa que pode levar à morte.
Como pode ocorrer a DTA por coliformes em toda a cadeia produtiva do alimento?
Os surtos de DTA, geralmente, estão associados à presença de micro-organismos nas diferentes matérias-primas; contaminação na linha de produção, quando ocorre processamento inadequado; procedimentos da manipulação dos alimentos de origem animal e não inspecionados pelo Serviço de Inspeção Federal, ou alimentos sem a ...
Quando considerar surto alimentar?
Surto de Doença Transmitida por Alimento (inclusive a água) é definido como um incidente no qual duas ou mais pessoas apresentam uma doença similar resultante da ingestão de um alimento contaminado (CDC, 1996).
Como identificar um surto alimentar?
É considerado surto de DTA quando duas ou mais pessoas apresentam doença ou sintomas semelhantes após ingerirem alimentos e/ou água da mesma origem, normalmente em um mesmo local. Para doenças de alta gravidade, como Botulismo e Cólera, apenas um caso já é considerado surto.
Quais são os fatores que determinam a duração e a gravidade dos sintomas de DTA entre as pessoas?
A ocorrência de DTA relaciona-se com diversos fatores, como: condições de saneamento e qualidade da água para consumo humano impróprios; práticas inadequadas de higiene pessoal e consumo de alimentos contaminados.
Qual o microrganismo responsável pelo maior número de DTA no Brasil?
Dentre os agentes bacterianos, aqueles que estão relacionados e implicados com o maior número de surtos são: Staphylococcus aureus e Salmonella sp. Na Tabela 2, apresentam–se o número e a porcentagem de surtos em que estão envolvidos cada agente bacteriano.