Como é feito o asfalto de borracha?

Índice

Como é feito o asfalto de borracha?

Como é feito o asfalto de borracha?

De acordo com o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento Greca Asfaltos, o asfalto-borracha é feito por meio da incorporação da borracha moída de pneus ao concreto asfáltico de petróleo (CAP) aquecido em reatores específicos.

Como funciona o processo de reciclagem de pneus para o asfalto?

Processo de reciclagem e transformação de pneus em asfalto Em outras palavras, os pneus são triturados formando uma grande quantidade de borracha moída que é misturada em um reator industrial, juntamente com o ligante asfáltico, que combina a mistura de agregados e ligante, sendo enfim finalizada para o transporte.

Quais as vantagens dos asfaltos modificados?

O processo de fabricação modifica as características físico-químicas dos materiais, dando origem a um produto de alto desempenho, com valores de viscosidade, ponto de amolecimento e capacidade elástica mais elevados do que os do asfalto convencional.

Como fazer um asfalto ecológico?

O asfalto ecológico é produzido a partir da utilização de pneus de caminhão sem condições de uso e que poderiam ser descartados ao meio ambiente. No asfalto-borracha cerca de 14% do produto e composta de pó de pneu moído.

Quanto custa o asfalto borracha?

O asfalto-borracha custa R$ 1,4 mil por tonelada, frente aos R$ 1,1 mil do asfalto tradicional. "Há muitos benefícios, mas nem todas as empresas estão dispostas a arcar com o custo maior".

O que é o asfalto ecológico?

O asfalto ecológico é caracterizado pela adição de pó de borracha de pneus ao ligante asfáltico.

O que fazer com pneus reciclados?

A maioria dos pneus velhos é reformada e retorna à sua fábrica de origem. Depois da coleta, o aço é retirado dos pneus inservíveis e eles são, então, triturados e encaminhados para empresas que produzem materiais a partir da borracha em pequenos pedaços.

Quais as vantagens da sustentabilidade dos pneus inservíveis no asfalto?

Dentre as vantagens da utilização do asfalto ecológico, além da utilização do pneu inservível, destacam-se três: I) Redução do uso dos recursos naturais não renováveis (materiais pétreos e queima de combustíveis, por exemplo); II) Maior durabilidade do pavimento; III) Redução do nível de manutenções corretivas dos ...

O que são asfaltos modificados por Polimeros?

São os cimentos asfálticos de petróleo (CAP), modificados em suas características de desempenho através da incorporação de aditivos químicos e elastômeros.

Como transformar a borracha dos pneus em asfalto?

Uma solução simples, mas eficiente, aplicada pelo Consórcio Univias pode mudar completamente essa realidade: transformar a borracha dos pneus em asfalto. A tecnologia existe no Estados Unidos, na Europa e na África do Sul desde 1960, mas chegou ao Brasil em 2001.

Como é feito o asfalto-borracha?

Para composição do asfalto-borracha, os técnicos usam o pneu triturado bem fino. O pó de borracha é, então, misturado ao asfalto e, depois, são acrescentadas britas. Está pronto o asfalto ecológico, como o material ficou conhecido.

Qual a economia do asfalto para pavimentação de estradas?

“Se 10% das estradas pavimentadas do Brasil fossem recuperadas com a borracha de pneu, mais de 16 milhões deles teriam destino certo”, diz o engenheiro Paulo Ruwer, coordenador do projeto da Univias. Sem falar na economia de 120 mil toneladas do asfalto propriamente dito, o derivado do petróleo usado para pavimentação de estradas.

Qual o tempo de queima dos pneus?

O grande problema dos pneus é que a sua principal matéria-prima, a borracha vulcanizada, não se degrada facilmente no meio ambiente: são necessários de 3 anos para que se decomponha. Se queimado a céu aberto, o pneu é altamente poluente, pois libera dióxido de carbono e enxofre.

Postagens relacionadas: