Qual o sistema de aterramento mais eficiente?
Qual o sistema de aterramento mais eficiente?
Sistema TT C – Sistema TT : Esse sistema é o mais eficiente de todos: O neutro é aterrado logo na saída e segue (como neutro) até a carga (equipamento). A massa do equipamento é aterrada com uma haste própria, independente da haste de aterramento do neutro.
Como usar o aterramento residencial?
O aterramento residencial, ou outro tipo, serve para além de proteger as pessoas dos choques elétricos, proteger também os aparelhos das oscilações de energia. Assim como, desviar as correntes elétricas para a terra, se houver defeito nas instalações.
Qual o esquema de aterramento mais indicado para uso residencial?
No vídeo explicamos os motivos, mas antecipo aqui que para uso residencial os esquemas de aterramento mais indicados são os esquemas TN-S e o TN-C-S com reforço no aterramento do neutro. O uso do esquema TT pode trazer sérios riscos de tensão elevada nas massas dos equipamentos caso ocorra um curto-circuito entre fase e terra.
Como fazer um aterramento?
Dicas de como fazer um aterramento. De acordo com a norma NBR 5410 existem basicamente três tipos de esquema de aterramento, sendo o esquema IT, esquema TT e o esquema TN, que possui suas variações, sendo TN-S, TN-C e TN-C-S, por isso conhecer cada um deles é essencial para realizar uma boa escolha e de acordo com as especificações da norma.
Como saber se o aterramento foi realizado corretamente?
Para saber se o aterramento foi realizado de maneira correta e se será eficiente utilize um terrometro, a norma NBR 5410 não fala exatamente qual deve ser o valor da impedância (resistência) do aterramento, mas ela indica que este valor deve ser baixíssimo, o mais próximo possível de zero.