Como é feita a avaliação de um imóvel para inventário?
Como é feita a avaliação de um imóvel para inventário?
O valor de um imóvel para fins de inventário deve ser baseado no valor venal do IPTU. O processo de avaliação leva em consideração critérios de nível mercadológico e técnico, que podem ser definidos pelo banco, imobiliária ou proprietário do bem.
Qual a importância da avaliação de imóveis no inventário?
Falaremos hoje sobre a importância da avaliação de imóveis no processo de inventário, ou seja, que é o processo realizado com o objetivo de transferir e partilhar bens aos herdeiros legítimos, necessários, testamentários e legatários.
Como fazer um inventário de imóveis?
Para fazer um inventário de imóveis o primeiro requisito é que o cliente tenha um bom advogado, que ofereça as devidas orientações necessárias, já que o procedimento não é tarefa simples para ser realizada sozinho.
Quais são os tipos de inventário?
Existem dois tipos diferentes de inventário: o judicial e o extrajudicial. No primeiro, ocorre a distribuição equitativa dos bens entre herdeiros e cônjuge da pessoa falecida. Já o segundo não depende do Poder Judiciário, exigindo alguns pré-requisitos para sua liberação, não podendo ser menor de idade ou incapaz.
Quem é o corretor do inventário?
É importante que, como corretor, você esteja por dentro de todos os trâmites que acompanham a compra ou venda de um imóvel para orientar o seu cliente da melhor forma possível. O inventário é um processo realizado a fim de transferir bens para herdeiros após o falecimento do proprietário do imóvel.