Como fazer avaliação nutricional no idoso?
Índice
- Como fazer avaliação nutricional no idoso?
- Quais os componentes da avaliação nutricional do idoso?
- O que é avaliação nutricional do idoso?
- Qual o instrumento e forma mais específica para avaliar perda de peso em idosos?
- Qual a importância da avaliação nutricional para o idoso?
- Qual o índice nutricional do idoso?
- Como classificar o estado nutricional do idoso?
- Quais são os procedimentos para avaliação dos idosos?
- Qual a meta de prevenção e controle da desnutrição em idosos?
Como fazer avaliação nutricional no idoso?
Índice de Massa Corpórea (IMC) O IMC é um bom indicador do estado nutricional do idoso e consiste em uma medida secundária obtida através de duas medidas primárias: peso (kg) dividido pela estatura (m) ao quadrado.
Quais os componentes da avaliação nutricional do idoso?
Algumas das medidas antropométricas recomen- dadas na avaliação nutricional do idoso são peso, estatura, circunferência do braço e dobras cutâneas tricipital e subescapular. Estas medidas permitem predizer, de forma operacional, a quantidade de tecido adiposo e muscular.
O que é avaliação nutricional do idoso?
a avaliação e o monitoramento nutricional de idosos são necessários para uma assistência adequada e para o planejamento de ações de promoção da saúde. A avaliação nutricional é a interpretação de informações obtidas de dados socioeconômicos, dietéticos, bioquímicos, antropométricos e clínicos.
Qual o instrumento e forma mais específica para avaliar perda de peso em idosos?
A Avaliação Subjetiva Global (ASG) tem sido utilizada na população geriátrica, sendo considerada um instrumento útil na avaliação do estado nutricional em idosos (63,69).
Qual a importância da avaliação nutricional para o idoso?
Conclusão: Portanto, nota-se que a avaliação nutricional dos idosos é de extrema importância para as consultas desse público. Por meio dela é possível verificar fatores de risco, estados de alerta, e necessidades fisiológicas por nutrientes de cada geronte.
Qual o índice nutricional do idoso?
O IMC é um bom indicador do estado nutricional do idoso e consiste em uma medida secundária obtida através de duas medidas primárias: peso (kg) dividido pela estatura (m) ao quadrado. Para a classificação do estado nutricional do idoso a partir do índice de massa corpórea utilizam-se os pontos de corte que podem ser visualizados no quadro 3 :
Como classificar o estado nutricional do idoso?
Para a classificação do estado nutricional do idoso a partir do índice de massa corpórea utilizam-se os pontos de corte que podem ser visualizados no quadro 3: Quadro 3. Classificação do estado nutricional se- gundo o IMC adotado para o idoso.2 IMC Classificação do estado nutricional < 22 kg/m2Desnutrição 22 - 27 kg/m2Eutrofia > 27 kg/m2Obesidade
Quais são os procedimentos para avaliação dos idosos?
Para todo o processo de avaliação dos idosos há procedimentos e ferramentas indicadas. Por exemplo, a triagem, apesar de não ser obrigatória, é altamente recomendada para apontar quando um indivíduo deve ser encaminhado para avaliação em nutrição e intervenção. A partir disso são aplicadas ferramentas para examinar o caso.
Qual a meta de prevenção e controle da desnutrição em idosos?
A prevenção e/ou controle da desnutrição em idosos, seja em nível ambulatorial ou hospitalar, deve ser uma meta considerada por toda a equipe de saúde envolvida nos serviços de atendimento a esta população.