Onde a soja se originou?
Índice
- Onde a soja se originou?
- Quando surgiu a soja no mundo?
- Como a soja chegou ao Brasil?
- Em que a soja é utilizada?
- O que é cultura da soja?
- Quando o Brasil começou a cultivar a soja comercialmente?
- Porque a soja é tão importante?
- Que Estado brasileiro foi o primeiro produtor de soja?
- Por que a soja foi plantada com sucesso?
- Quando começou a introdução da soja no Brasil?
- Quando começou a história mundial da soja?
- Qual a origem da soja na China?
Onde a soja se originou?
A soja (Glycine max (L.) Merrill) é uma cultura cuja origem se atribui ao continente asiático, sobretudo a região do rio Yangtse, na China. A cultura que hoje se planta resulta da evolução de sucessivos processos de melhoramento de genótipos ancestrais, diferentes dos que se utilizam na atualidade.
Quando surgiu a soja no mundo?
História da soja As primeiras citações do grão aparecem no período entre 28 AC, quando a soja era considerada um grão sagrado, ao lado do arroz, do trigo, da cevada e do milheto. Um dos primeiros registros do grão está no livro "Pen Ts'ao Kong Mu", que descrevia as plantas da China ao Imperador Sheng-Nung.
Como a soja chegou ao Brasil?
O grão começa a ser mais facilmente encontrado no País a partir da intensificação da migração japonesa, nos anos 1908. Em 1914, é oficialmente introduzida no Rio Grande do Sul – estado que apresenta condições climáticas similares às das regiões produtoras nos Estados Unidos (origem dos primeiros cultivares, até 1975).
Em que a soja é utilizada?
O grão de soja possui grande variedade de uso. Na indústria de alimentos, por exemplo, é utilizada como matéria-prima para a produção de chocolates, temperos e massas. O óleo é processado e utilizado para cozimento, fabricação de margarina e maionese.
O que é cultura da soja?
A introdução da cultura da soja no Brasil foi feita por volta do final do séc. ... Mesmo assim foi considerada como cultura de subsistência por alguns anos e a sua produção não passava de 125 mil toneladas ao ano. Somente em 1941 passou a ser vista como uma grande cultura, ou seja, uma cultura com produção em larga escala.
Quando o Brasil começou a cultivar a soja comercialmente?
A soja foi introduzida comercialmente no Brasil na década de 1960, no Rio Grande do Sul e, nos últimos 50 anos, expandiu-se para todas as regiões do país.
Porque a soja é tão importante?
Os grãos podem ser utilizados na alimentação humana, além de ser matéria prima para a produção de farelo e óleo. O farelo é um ingrediente importante para a nutrição animal. ... E o óleo tem grande importância na produção de produtos para cozinha (óleo, margarina e sorvete), medicamentos e biodiesel.
Que Estado brasileiro foi o primeiro produtor de soja?
Naquele primeiro levantamento, quem ganhou foi o Rio Grande do Sul, com a produção de 5,6 milhões de toneladas, contra as 4,6 milhões de toneladas dos paranaenses. Naquele tempo, Mato Grosso não era nem sombra da potência atual e os gaúchos conquistaram a primeira colocação como maiores produtores de soja do país.
Por que a soja foi plantada com sucesso?
Os investimentos em pesquisa levaram à "tropicalização" da soja, permitindo, pela primeira vez na história, que o grão fosse plantado com sucesso, em regiões de baixas latitudes, entre o trópico de capricórnio e a linha do equador.
Quando começou a introdução da soja no Brasil?
A chegada no Brasil. Embora haja registros históricos que apontam para cultivos experimentais de soja na Bahia já em 1882, a introdução da soja no Brasil tem o ano de 1901 como marco principal: é quando começam os cultivos na Estação Agropecuária de Campinas e a distribuição de sementes para produtores paulistas.
Quando começou a história mundial da soja?
Essa conquista dos cientistas brasileiros revolucionou a história mundial da soja e seu impacto começou a ser notado pelo mercado a partir do final da década de 80 e mais notoriamente na década de 90, quando os preços do grão começaram a cair.
Qual a origem da soja na China?
Neste momento, a soja era encontrada principalmente na região oriental do Norte da China, onde se cultivava trigo de inverno. A partir daí, a soja começa a ser introduzida no Sul da China, indo para a Coréia, o Japão e outros países do atual Sudeste da Ásia.