O que devemos observar nos rótulos dos alimentos?

Índice

O que devemos observar nos rótulos dos alimentos?

O que devemos observar nos rótulos dos alimentos?

Os rótulos devem conter, obrigatoriamente, informações em quantidade por porção e em porcentagem. Além de valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.

Qual a importância de se conhecer o valor nutritivo de um alimento?

O bom estado nutricional é responsável pelo bom funcionamento do organismo, contribuindo, inclusive, para a prevenção de doenças.

Qual a importância das informações dos rótulos?

Os rótulos de alimentos são de extrema importância, pois trazem ao consumidor todas as informações nutricionais a respeito do produto. ... “Por isso observe bem onde ficam as gorduras, o sódio e o açúcar do produto”, alerta Karin. Outra informação importante que está presente nos rótulos é a validade.

Qual a importância das informações contidas no rótulo da embalagem de um produto no supermercado?

As informações contidas nos rótulos dos produtos podem orientar o consumidor sobre se as substâncias presentes naquele determinado alimento podem ou não ser consumidas. ... O consumidor também deve estar atento ao prazo de validade, recomendação que vale até mesmo para uma garrafa de água.

Quando consulta um rótulo o que costuma observar?

De acordo com a RDC nº 360/03, que consiste nas informações nutricionais, o rótulo deve conter: valor calórico, quantidade de carboidratos, proteínas, fibras alimentares, sódio, quantidade de gorduras totais, saturadas e trans. ... Na maioria das vezes, essa informação é a mais importante na leitura de um rótulo.

Qual a importância da composição dos alimentos?

Dados de composição de alimentos, utilizados para determinar a ingestão de nutrientes, devem representar alimentos consumidos na atualidade, a fim de que seja possível relacionar a ingestão alimentar e a função metabólica (4).

Qual a importância da boa alimentação?

A importância da boa alimentação Ninguém duvida. Existe uma relação direta entre nutrição, saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo. As pesquisas comprovam que a boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças. Há milhares de anos, Hipócrates já afir-

Quanto maior é o valor nutricional de um alimento?

Quanto maior for a variedade de nutrientes que um alimento tiver, maior será o seu valor nutricional (equilíbrio entre qualidade e quantidade). Assim, os alimentos são divididos em grupos, pelas semelhanças que apre- sentam, sendo uma delas a concentração de nutrientes.

Quais são as funções da alimentação?

A alimentação é um processo no qual os seres vivos assimilam o alimento necessário para a realização de suas atividades vitais. Sem nos alimentarmos, não conseguimos desempenhar funções básicas do nosso organismo, como crescer e nos reproduzir.

Qual a relação entre boa alimentação e saúde?

Ninguém duvida. Existe uma relação direta entre nutrição, saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo. As pesquisas comprovam que a boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças. Há milhares de anos, Hipócrates já afir- mava: “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”. É isso mesmo.

Postagens relacionadas: