Como preparar a adenosina?
Como preparar a adenosina?
Administração da adenosina
- Montar um sistema de ''torneirinha'' com duas vias: uma delas com adenosina e outra com bolus de salina.
- Administrar em veia antecubital rapidamente a adenosina.
- Em seguida, de modo imediato e rápido, dar um ''flush'' de 20 ml de soro fisiológico;
Como fazer adenosina em bolus?
Adenosina vem em ampolas com 6 mg/2 ml. Sua administração deve ser feita em via venosa de bom calibre, de preferência em região cubital, e utilizando o 'tree-way' ou 'torneirinha' para facilitar o bolus de 20 ml de solução salina necessários logo após a infusão da droga, conforme demonstra a foto.
Como consumir adenosina?
Uma recomendação alternativa consiste de uma dose inicial de 3 mg (meia ampola) administrada em bolus intravenoso rápido por dois segundos seguido de uma segunda dose de 6 mg (uma ampola) dentro de um a dois minutos e então uma terceira dose de 12 mg (duas ampolas) dentro de um a dois minutos, se a taquicardia ...
Como fazer a manobra vagal?
Faz-se rápida inspiração seguida de expiração forçada por 15 segundos com o paciente em decúbito dorsal num ângulo de 45º. Ademais, pode-se solicitar que o paciente sopre uma seringa de 10 mL até a movimentação do êmbolo entre 10 e 15 segundos e, a pacientes pediátricos, que assoprem o polegar.
Qual ação da adenosina?
A Adenosina é um antiarrítmico. Funciona diminuindo a condução eléctrica do coração, diminuindo o ritmo cardíaco, ou para o normalizar.