Como a quantidade de vitelo influencia no tipo de clivagem da célula?
Índice
Como a quantidade de vitelo influencia no tipo de clivagem da célula?
Essas divisões apresentam diferentes padrões, os quais se diferenciam, principalmente, de acordo com a distribuição do vitelo. Podemos dizer que, quanto menos vitelo um ovo (zigoto) tem, mais facilmente ocorre a divisão e vice-versa. A clivagem pode ser de dois tipos: holoblástica ou total e meroblástica ou parcial.
O que é o processo de segmentação ou clivagem?
A segmentação ou clivagem pode ser definida como uma série de divisões mitóticas que leva a um aumento no número de células, porém não afeta o volume do embrião. ... Inicialmente o ovo inicia uma série de divisões mitóticas, também chamadas de clivagens, que originam células que recebem o nome de blastômeros.
Como o vitelo pode influenciar na clivagem?
No polo vegetativo, o vitelo irá atrapalhar as mitoses, assim a clivagem será mais lenta e produzirá células maiores; já no polo animal, onde não há vitelo, a clivagem é mais rápida e formará células pequenas.
O que é do vitelo?
O vitelo é uma reserva de nutrientes existente nas células ovo dos animais para alimentar o embrião, enquanto o novo ser não conseguir alimentar-se sozinho.
Quais os padrões de clivagem?
Há dois tipos de clivagem, a holoblástica (clivagem total) e a meroblástica (clivagem parcial), que possuem subtipos de clivagem, entre elas radial, espiral, rotacional e superficial. O tipo da clivagem está diretamente ligado a distribuição de vitelo no ovo, sendo alguns tipos o isolécito, centrolécito e telolécito.
Onde ocorre o processo de segmentação clivagem )?
As divisões mitóticas do zigoto são chamadas de clivagem, formando duas células-filhas, chamadas blastômero, que sofrem sucessivas divisões, formando a mórula, que contém de 12 a 16 blastômeros. Este tipo de segmentação ocorre em todo o ovo e pode ser subdividida em holoblástica igual, desigual e subigual.
Como ocorre o processo de segmentação?
A segmentação inicia-se quando o zigoto (ou ovo, o óvulo fecundado), que é uma única célula começa a se dividir em várias células, para formar o embrião. Estas células-filhas são, de início, iguais, mas em pouco tempo elas começam a diferenciar-se, para formar os vários tecidos e órgãos do novo indivíduo.