Como me cadastrar como doador de medula?

Índice

Como me cadastrar como doador de medula?

Como me cadastrar como doador de medula?

Para o cadastramento, o doador deve apresentar um documento original de identidade e preencher um formulário com suas informações pessoais. Além disso, será necessária a coleta de uma amostra de sangue (5 ml) para testes de tipificação HLA – fundamental para a compatibilidade do transplante.

Onde fazer o cadastro para doação de medula óssea?

Os Hemocentros Regionais ou mais conhecidos como Bancos de Sangue Públicos são responsáveis por cadastrar os interessados em se tornar doadores de medula óssea. Os dados são agrupados em um registro único e nacional (REDOME). Um indivíduo pode ser voluntário para a doação de sangue, doação de medula ou de ambos.

O que precisa para ser um doador de medula óssea?

Pacientes com doenças que comprometem a produção normal de células sanguíneas, como as leucemias; além de portadores de aplasia de medula óssea e síndromes de imunodeficiência congênita.

Onde doar medula óssea SP?

Hemocentro Da Santa Casa De São Paulo/laboratório De Histocompatibilidade | REDOME – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea – Site Oficial.

Como se cadastrar para doar medula óssea Londrina?

Para ser um doador de medula óssea, é preciso efetuar um cadastro e coletar uma amostra de sangue, que será testada para determinar as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente. Existem outros hemocentros referência para doação de medula óssea espalhados pelo Paraná.

Como é feita a doação de medula óssea?

– A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação de 24 horas. – A medula é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções. – O procedimento leva em torno de 90 minutos. – A medula óssea do doador se recompõe em apenas 15 dias.

Qual a carteira de doador de medula óssea?

A carteira de doador de medula óssea, emitida pelo Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), contém o nome completo do voluntário a doador, seu número de identificação e o selo do Redome. Ela é enviada pelo Redome, por e-mail, até 90 dias após a realização da coleta no Hemocentro.

Qual o maior banco de doadores de medula óssea?

Com mais de 3.700 milhões de doadores cadastrados, o REDOME é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo. O REDOME reúne todos os dados dos voluntários à doação para pacientes que não possuem um doador na família. A chance de se identificar um doador compatível, no Brasil, na fase preliminar da busca é de até 88%, ...

Como se tornar doador voluntário de medula óssea?

Para se tornar doador, é preciso fazer um cadastro no REDOME, o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Esse é o órgão que promove a busca de doadores no Brasil e nos registros estrangeiros. É possível se cadastrar como doador voluntário de medula óssea nos hemocentros localizados por todo o Brasil.

Como faço para encontrar um doador para transplante?

Caso os dados estejam incompletos e a inscrição necessite esclarecimentos, o processo de busca não se inicia, cabendo ao médico assistente a inclusão dos dados do paciente. Para aumentar as chances de localização de um doador compatível para um paciente que necessita do transplante é imprescindível manter o cadastro no REDOME atualizado.

Postagens relacionadas: