Quais os efeitos da radiação sobre os alimentos?

Índice

Quais os efeitos da radiação sobre os alimentos?

Quais os efeitos da radiação sobre os alimentos?

Melhorar a saúde pública (a radiação diminui a reprodução de micro-organismos nos alimentos e, portanto, diminui a quantidade de pessoas que adquirem doenças provocadas por eles); Aumento do comércio internacional (como a radiação prolonga a vida útil do alimento, ele pode ser enviado para lugares distantes);

Como a radiação pode conservar os alimentos?

A irradiação dos alimentos tem a capacidade de destruir micro-organismos, preservar por mais tempo, ainda tem a finalidade de eliminar insetos e retardar o processo germinativo em produtos vegetais. Há um aumento na segurança dos alimentos e uma diminuição nas perdas causadas por deteriorização (BOAVNETURA, 2005).

Como é feita a radiação em alimentos?

Tem mais depois da publicidade ;) A irradiação de alimentos não é feita colocando-se a comida em contato direto com o elemento radioativo. Na verdade, o alimento é exposto a uma fonte de radiação, normalmente beta ou gama, vinda de um elemento radioativo por um tempo controlado.

Qual a finalidade da prática de irradiação de alimentos?

A irradiação elimina (ou inativa) larvas de insetos, parasitas, fungos e bactérias presentes nos alimentos, os quais poderiam transmitir doenças. Além disso, ela permite inibir ou retardar alguns processos fisiológicos, como o brotamento e o amadurecimento.

Quais alimentos não podem ser irradiados?

Um ponto negativo visto até o momento é que o sabor e aroma do alimento sofrem algumas alterações. O leite e seus derivados, além de alimentos muito gordurosos, não podem ser irradiados, pois sofrem reações de oxidação e ficam rançosos.

Quando o processo de irradiação é imprescindível para a conservação dos alimentos?

A irradiação de alimentos tem sido cada vez mais utilizada para conservação de alimentos, isso ocorre principalmente pelo aumento de vida de prateleira do produto, facilitando o transporte de produtos perecíveis. Além desse benefício há o fato do alimento não sofrer alteração em suas características organolépticas.

O que é o processo de radiação?

Radiação é um processo físico de emissão (saída) e de propagação (deslocamento) de energia por meio de partículas ou de ondas eletromagnéticas em movimento. Esse processo pode ocorrer em um meio material ou no espaço (vácuo).

Quais os principais alimentos conservados por meio de radiação?

A irradiação de frutas, legumes, cereais, frutos do mar, entre outros, diminui a quantidade de fungos e bactérias, aumentando, assim, seu tempo de conservação. Isso porque a multiplicação desses microrganismos é um dos principais causadores do apodrecimento dos alimentos.

O que são alimentos irradiados?

Os alimentos irradiados são assim chamados pois passam por uma quantidade controlada de radiação ionizante. Esse método altera o processo fisiológico dos tecidos vegetais.

Que alimentos são submetidos à radiação?

Os alimentos que mais são submetidos à radiação são as frutas, os vegetais, os cereais e os derivados de animais (carnes de aves, peixes e bovinos).

Quais as vantagens do uso da radiação na indústria de alimentos?

Possíveis desvantagens do uso da radiação na indústria de alimentos Os alimentos irradiados podem apresentar modificações em seu sabor e aroma, de acordo com a dose de radiação utilizada; Se os micro-organismos não forem suscetíveis à radiação, não serão degradados;

Qual é o uso da radiação?

O uso da radiação é um método eficiente usado por Indústrias alimentícias, onde os alimentos são submetidos a uma quantidade controlada de radiação ionizante, por um período ...

Qual a irradiação do alimento?

CONCEITO A irradiação é uma técnica eficiente na conservação dos alimentos reduz as perdas naturais causadas por processos fisiológicos (brotamento, maturação e envelhecimento) elimina ou reduz microrganismos, parasitas e pragas, sem causar qualquer prejuízo ao alimento, tornando-os também mais seguros ao consumidor.

Postagens relacionadas: