Como é feita a cementação?
Como é feita a cementação?
Cementação é o tratamento termoquímico que consiste em se introduzir carbono na superfície do aço pelo mecanismo de difusão atômica com o objetivo de se aumentar a dureza superficial do material, depois de convenientemente temperado.
Como ocorre a cementação no aço?
A cementação é um processo termoquímico no qual ocorre o acréscimo de carbono a aços com baixo teor de carbono, causando a elevação aproximada de 1%, a uma profundidade estipulada. ... Na carbonitretação, é criado um gás composto de monóxido de carbono e amônia, e tanto o carbono como o nitrogênio se difundem no aço.
Porque o aço 1020 não pode ser temperado?
Essa dureza é associada à dureza da Martensita, que depende apenas do teor de C. A ausência de elementos de liga nesse aço desloca o “cotovelo” da transformação Austenita –> Ferrita / Perlita para a esquerda no seu diagrama de TTT, diminuindo, portanto, a sua temperabilidade.
Como adicionar carbono ao aço?
Uma das formas de se fazer isso é por injetar gás oxigênio no interior do alto-forno onde o ferro é produzido. O carbono reage, então, com o oxigênio e forma dióxido de carbono (CO2), que é um gás que se desprende, separando-se do ferro.
Quando usar o processo de cementação E porquê?
Esse processo pode ser realizado em aços de baixo carbono, sejam eles ligados ou não, em peças onde haja a necessidade de elevadas dureza superficial e resistência à fadiga de contato, bem como para aquelas que se sejam submetidas a cargas superficiais muito altas.