Como fazer o protesto de um título?
Índice
- Como fazer o protesto de um título?
- O que é necessário para protestar uma dívida?
- Como registrar protesto em cartório?
- O que é protestar uma dívida?
- Como funciona o protesto de dívidas?
- Para que serve o protesto de um título?
- Como proceder após o pagamento dos títulos?
- Qual é o prazo legal para apontar um título ou documento?
- Quais são os títulos de crédito?
- Por que possuímos departamento de cobranças?
Como fazer o protesto de um título?
Antes de tudo, o protesto de um título é registrado no Cartório de Protesto de Títulos. Este cartório deve estar localizado na cidade, mais precisamente na praça de pagamento indicada para que o pagamento ocorra, podendo ser de residência do devedor ou do credor.
O que é necessário para protestar uma dívida?
Com as informações do credor e da dívida, você vai precisar:
- Fazer o pagamento da dívida.
- Pedir ao credor a carta de anuência (declaração onde o credor autoriza que o título ou documento de dívida protesto seja cancelado).
- Levar a carta de anuência ao cartório para retirar o protesto do seu nome.
Como registrar protesto em cartório?
Para emitir essa certidão, é necessário ir até o cartório em que a dívida foi protestada e apresentar RG e CPF para ter acesso a esse documento. Caso o cartório seja em outra cidade, ou até outro Estado, o mais indicado é telefonar para a instituição e verificar a possibilidade da certidão ser enviada por correio.
O que é protestar uma dívida?
Uma dúvida protestada é aquela onde uma empresa ou mesmo uma pessoa física registra em cartório como não paga. Esse ato de fazer o registro da dívida é o chamado protesto. Após o protesto o devedor fica com o nome em restrição de crédito.
Como funciona o protesto de dívidas?
O protesto é uma ferramenta eficiente para recuperar as dívidas inadimplentes. É uma forma extrajudicial de cobrança regulada pela Lei Federal 9.492/97. Ao abrir um protesto o devedor tem até três dias úteis para pagar em cartório e caso a dívida não seja quitada nesse período, o devedor será protestado.
Para que serve o protesto de um título?
Protesto é o ato que prova o não pagamento ou o não cumprimento de obrigação originada em títulos extrajudiciais, (como Cheque, Duplicata Mercantil, Nota Promissória, etc) ou em outros documentos de dívida. Serve também para determinar uma data de vencimento, quando o título não trouxer expresso.
Como proceder após o pagamento dos títulos?
E após o pagamento dos títulos como proceder? O devedor procura o cartório que recebe o valor do título com todas as suas taxas e custos, repassando o montante da dívida para o credor, devolvendo os documentos para o devedor como garantia de que a tudo está acertado.
Qual é o prazo legal para apontar um título ou documento?
Qual é o prazo legal que um cartório tem para apontar um título ou documento? Conforme o art. 8º da Lei 9.492/97, os títulos e documentos de dívida serão recepcionados, distribuídos e entregues na mesma data aos tabelionatos de protestos, obedecidos os critérios de quantidade e qualidade.
Quais são os títulos de crédito?
O art. 1º da Lei 9.492/97 estabelece que possam ser protestados títulos e outros documentos de dívida. Os títulos de crédito são os títulos executivos extrajudiciais, tais como Cheques, Notas Promissórias , Duplicatas Mercantis e de Prestação de Serviço , Letras de Câmbio , Cédulas de Crédito Bancário .
Por que possuímos departamento de cobranças?
Informamos que possuímos um Departamento de Cobranças especializado. As condições para cobrança amigável dos seus débitos são as seguintes: (Especificar os preços e serviços). Destacamos ainda as empresas que confirmam a prestação de nossos serviços: Estamos à disposição para mais informações. (Seu nome). (Seu cargo).