O que é preciso para dar entrada no CAT?

Índice

O que é preciso para dar entrada no CAT?

O que é preciso para dar entrada no CAT?

Ao fazer o registro de CAT em agência do INSS, deve-se levar:

  1. Documento de identificação com foto.
  2. Número do CPF.
  3. Emissão de quatro vias dos formulários. 1ª via ao INSS. 2ª via ao segurado ou dependente. 3ª via ao sindicato de classe do trabalhador. 4ª via à empresa.

Quem tem que preencher a CAT?

Além da empresa empregadora, também podem ser responsáveis pelo preenchimento e encaminhamento da CAT: – O próprio acidentado (ou seus dependentes); o sindicato da categoria; o médico assistente ou qualquer autoridade pública.

Onde deve ser informado a CAT?

A CAT deverá ser preenchida com todos os dados informados nos seus respectivos campos, em quatro vias, com a seguinte destinação:

  • 1ª via: ao INSS;
  • 2ª via: ao segurado ou dependente;
  • 3ª via: ao sindicato dos trabalhadores; e.
  • 4ª via: à empresa.

Qual a norma que fala sobre abertura de CAT?

2.3.5 da NR 32 tal providência em casos de acidentes que envolvam riscos biológicos. 1. 32.2.3.5 Em toda ocorrência de acidente envolvendo riscos biológicos, com ou sem afastamento do trabalhador, deve ser emitida a Comunicação de Acidente do Trabalho – CAT.

Como abrir um CAT pela internet?

Para emitir a CAT através da internet siga os seguintes passos: Entre no site: http://previdência.gov.br/; Na barra à esquerda, em “serviços à empresa”, selecione “Cadastro de Comunicação de Acidente – CAT” (ou clique diretamente no link);

Como fazer um cat?

Primeiramente, a empresa deve entrar no site da Previdência Social, onde encontra um modelo do formulário CAT em branco que pode ser preenchido. Este formulário deve ser guardado pela empresa para fins de comprovação....O CAT é emitido em 4 vias, sendo:

  1. Uma do colaborador;
  2. Uma do INSS;
  3. Uma do segurado;
  4. Uma da empresa.

Quem é o médico que assina a CAT?

Inicialmente, a CAT deve ser assinada pelo médico do trabalho que presta serviços para a empresa, caso a empresa não possua um médico do trabalho a disposição, deverá ser emitida e assinada por outro médico.

Quem deve preencher a CAT quando se trata de empresas prestadoras de serviço?

c) trabalhador avulso - a responsabilidade pelo preenchimento e encaminhamento da CAT é do Órgão Gestor de Mão-de-Obra (OGMO), e, na falta deste, do sindicato da categoria. ... No caso dos trabalhadores, os primeiros 15 dias são pagos pela empresa; a partir do 16º dia, a responsabilidade passa a ser da Previdência Social.

Como preencher a CAT passo a passo?

E como preencher o CAT?

  1. Dados da empresa (razão social, CNPJ, CNAE, endereço e contato);
  2. Dados do acidentado (nome, nome da mãe, data de nascimento, número da CTPS, identidade, PIS, endereço e informações de contato);
  3. Data, hora e tipo da ocorrência (acidente, doença ou acidente de trajeto);
  4. Descrição da ocorrência;

Como relatar um CAT?

Local e data – informar o local e a data da emissão da CAT. Assinatura e carimbo do emitente – no caso da emissão pelo próprio segurado ou por seus dependentes, fica dispensado o carimbo, devendo ser consignado o nome legível do emitente ao lado ou abaixo de sua assinatura.

Quem é o responsável pelo preenchimento da Cat?

Deverá ser informado quem é o responsável pelo preenchimento da CAT. Caso a empresa se recuse a preenchê-la, isso pode ser feito pelo Sindicato, pelo Médico, pelo próprio acidentado ou por seu dependente; e por uma autoridade pública.

Como preencher o formulário da Cat?

Baixe o Formulário do INSS - CAT. O formulário da CAT não tem mistério para ser preenchido, mas você precisa seguir as 5 Passos para Abertura de CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho, listadas abaixo:

Qual o manual para preenchimento da Cat?

Logo no começo da digitação dos dados já se pode notar que é um documento muito sério, não dá segunda chance. Esse manual para preenchimento da CAT é muito importante, ele dá a direção para os 71 campos a serem preenchidos.

Postagens relacionadas: