O que colocar na caixa de compostagem?
O que colocar na caixa de compostagem?
Carnes, laticínios, gorduras, papel higiênico, fezes e frutas cítricas em excesso. Uma vez por semana ponha a comida na caixa de cima, sobreposta por serragem ou folhas secas. A caixa deve ser enchida ao longo de um mês. Quando a caixa de cima encher, troque-a de lugar com a do meio.
Como fazer compostagem no saco?
Com uma furadeira, fure o fundo de duas caixas. Os buraquinhos devem ter cerca de meio centímetro de diâmetro. Em uma das caixas que você furou, coloque um pouco de terra e minhocas (cerca de 600 ml). Detalhe: não são minhocas quaisquer, são as próprias para compostagem (geralmente chamadas de minhocas californianas).
Como fazer a compostagem?
Passo a passo para fazer uma composteira em casa Sem espalhar, coloque os resíduos orgânicos até preencher o espaço. Para evitar o mal cheiro, cubra-os com bastantes folhas secas e serragem. Como uma planta, regue sua composteira se fizer muito sol ou calor porque a umidade ajuda a acelerar a decomposição.
O que se pode colocar na compostagem?
Podem ir para a composteira os restos de alimento além de folhas, serragem e estercos. Já o que não pode ir para a composteira são frutas cítricas, alho e cebola, carnes, nozes pretas, trigo e arroz.
Como fazer composteira em saco plástico?
Como fazer
- Faça pequenos furos na parte de baixo do recipiente para que o chorume, que é um líquido resultado da decomposição da matéria orgânica, escorra;
- Faça também furos na lateral para aeração do sistema, ou seja, para a entrada e a saída do ar;
- Na sequência, forre o fundo do recipiente com um papelão;
Quais os processo que ocorre durante a compostagem?
A compostagem é um processo biológico onde microorganismos e animais invertebrados transformam matéria orgânica (frutas, cascas de ovo, fezes de herbívoros, restos de café etc) em uma substância homogênea, de cor castanha, com aspecto de terra e com cheiro de floresta: o adubo.