Quem deve comunicar à venda do veículo?
Quem deve comunicar à venda do veículo?
O vendedor deve comunicar a venda do veículo dentro de um prazo de 60 (sessenta) dias. Caso a comunicação de venda seja realizada após esse prazo, o vendedor será responsável solidário pelas penalidades impostas e suas reincidências desde a data da venda até a data da comunicação. Você não precisa mais ir ao Detran.
Como efetivar a venda do cartório?
Caso a comunicação de venda enviada pelo cartório não seja efetivada, por falha ou inconsistência no repasse das informações: o vendedor deve apresentar uma cópia autenticada do CRV na unidade de atendimento do Detran.SP. Registro Geral (RG). Carteira Nacional de Habilitação - versão impressa ou CNH digital.
Será que o comunicado de venda é obrigatório?
O Comunicado de Venda é obrigatório e, caso seja descumprido, pode acarretar multa e retenção do veículo. Além disso, pode causar problemas ainda mais graves para o antigo proprietário que, sem o envio do Comunicado, continua como responsável pelas infrações do automóvel.
Quanto custa a transferência do veículo para o Cartório?
De acordo com o Detran, a comunicação da transferência será também enviada simultaneamente para o cartório de títulos e registro de documentos do domicílio do comprador do veículo. Só tem um detalhe: o serviço no cartório custa R$ 43,17 – valor que não inclui o ISS (Imposto Sobre Serviços) cobrado pelo município.
Como fazer o comunicado de venda de veículo?
O comunicado de venda de veículo e as regras que devem ser observadas O comunicado de venda de veículo é um processo obrigatório que você deve fazer para informar o DETRAN da sua cidade sobre a transferência dessa propriedade.