Como coletar óleo de transformador?
Índice
- Como coletar óleo de transformador?
- Qual a norma da ABNT que trada da coleta de óleo isolante em transformador e explique de forma resumida como é feita a coleta para análise Físico-química e cromatográfica quais cuidados devem ser tomados?
- Como coletar óleo para análise?
- Qual o objetivo da análise cromatográfica do óleo isolante?
- Qual o método para retirada de amostras de lubrificantes para a realização de ensaios?
- Como deve acontecer a coleta de amostras de lubrificantes para o se correto monitoramento?
- O que é análise de cromatografia?
- O que é coleta de amostras para lubrificantes?
- O que é análise cromatográfica ou cromatografia?
- Como funciona uma análise cromatográfica?
- Como funciona o transformador a óleo?
- Como trocar óleo do carro?
- Como filtrar o óleo de fritura?
- Como funciona o transformador elétrico?
Como coletar óleo de transformador?
-Toda coleta de amostra de óleo deve ser feita com a limpeza do ponto de coleta, drenagem do óleo de descarte em um recipiente apropriado, volume de descarte aproximadamente 1 a 2 litros ou mais conforme volume total de óleo do trafo.
Qual a norma da ABNT que trada da coleta de óleo isolante em transformador e explique de forma resumida como é feita a coleta para análise Físico-química e cromatográfica quais cuidados devem ser tomados?
O procedimento de coleta das amostras para análise Cromatográfica, deve estar de acordo com norma NBR 7070, e para os ensaios Físico-Químicos de acordo com a norma NBR 8840.
Como coletar óleo para análise?
O processo correto de coleta do óleo para análise As amostras de óleo devem ser armazenadas em seringas ou frascos de vidro. Não esqueça de preencher a etiqueta e anexá-la ao recipiente ao final da coleta. Antes de coletar, limpe a válvula de amostragem com um pano seco e limpo.
Qual o objetivo da análise cromatográfica do óleo isolante?
Quanto ao ensaio de gases dissolvidos no óleo isolante (também chamado de cromatografia, análise cromatográfica ou DGA – Dissolved Gas Analysis), detecta principalmente aquecimentos (sobrecargas), descargas elétricas internas e carbonização de contaminantes no óleo.
Qual o método para retirada de amostras de lubrificantes para a realização de ensaios?
O método mais comum usa uma bomba de sucção que extrai o óleo por meio da vareta de nível ou do bocal de enchimento. Este método deve ser usado preferencialmente para os sistemas não pressurizados.
Como deve acontecer a coleta de amostras de lubrificantes para o se correto monitoramento?
Devem ser escolhidos pontos de amostragens significativos, os quais forneçam informações importantes sobre os equipamentos ou elementos de máquinas que se deseja monitorar. mangueira antes de retirá-la da bomba de coleta, desta maneira evitando contaminação. Não utilizar equipamentos sujos. antes de coletar a amostra.
O que é análise de cromatografia?
A análise cromatográfica, também conhecida como cromatografia, é uma técnica de separação de misturas homogêneas que tem como objetivo isolar e identificar os componentes através da coloração dos mesmos.
O que é coleta de amostras para lubrificantes?
A saúde dos equipamentos deve ser monitorada pelo estado de degeneração ou contaminação do óleo, portanto, a amostragem, ou procedimento de coleta de amostra, é uma etapa de suma importância neste processo. A amostragem será a responsável pela qualidade das informações que a amostra fornecerá.
O que é análise cromatográfica ou cromatografia?
A análise cromatográfica, também conhecida como cromatografia, é uma técnica de separação de misturas homogêneas que tem como objetivo isolar e identificar os componentes através da coloração dos mesmos.
Como funciona uma análise cromatográfica?
O processo da cromatografia é feito pela passagem da fase móvel sobre a fase estacionária, dentro de uma coluna ou sobre uma placa. A partir dessa passagem, os componentes da mistura são separados pela diferença de afinidade. ... A adsorção é a propriedade em que um componente da mistura adere à fase estacionária.
Como funciona o transformador a óleo?
Os enrolamentos e o núcleo do transformador ficam imersos em um tanque repleto de óleo mineral, que tem por função isolar e resfriar o núcleo. O transformador a óleo é completamente vedado, composto por aletas que têm a finalidade de realizar a troca de calor com o meio ambiente por condução e convecção.
Como trocar óleo do carro?
Assim, fique de olho na hora de trocar o óleo do carro. Procure sempre oficinas confiáveis e questione sobre o destino que darão ao produto usado no momento da troca. Uma das formas mais simples e efetivas de colaborar com a preservação dos nossos ecossistemas é se atentando às formas corretas de descarte de óleo.
Como filtrar o óleo de fritura?
Ao utilizar o óleo para frituras, é necessário filtrá-lo assim que ele esfriar — sobretudo se for em frituras que deixam restos de comida. Após utilizar o óleo de fritura, resfriá-lo e filtrá-lo, armazene-o em uma garrafa PET. Essa atitude reduz os riscos de entupimento de tubulações e conserva o óleo para que ele seja encaminhado para reciclagem.
Como funciona o transformador elétrico?
O transformador elétrico também está presente em vários dispositivos que têm a sua alimentação em 12v ou 24v, diferente do que é ofertado na rede de distribuição, que geralmente trabalha com 127v e 220v.