Como é feito o Aliche?

Índice

Como é feito o Aliche?

Como é feito o Aliche?

O que muitos não sabem é que o Aliche passa por um processo de salmora parecido com o Bacalhau. Neste caso, ele é salgado e armazenado em toneis por um período que varia de seis a doze meses. Depois, ele é dessalgado, filetado, retira-se as espinhas e enlata com azeite.

Como dessalgar anchovas em conserva?

Lave muito bem as anchovas. Coloque os filés de anchova em uma tigela, adicione o sal grosso e o vinagre de maçã. Cubra com filme plástico e deixe marinando na geladeira por 5 horas. Passado esse tempo lave as anchovas em água abundante.

O que substitui Aliche?

Não existe Aliche na costa do Brasil, o peixe que in natura tem cacterísticas físicas semelhantes as do Aliche é a nossa “Manjubinha” ou “Pititinga”. O peixe que chamamos de Anchova, trata-se também de um peixe azul porém de família diferente, que pode chegar a pesar até quinze quilos.

O que substitui anchovas?

Mariana afirma que a anchova pode ser substituída pelo atum enlatado. O primeiro passo é pincelar as fatias de pão com óleo, cortá-las em cubinhos e levá-las ao forno pré-aquecido. Em seguida, deve-se começar a fazer o molho.

O que é filé aliche?

O aliche é um peixinho bem menor, com no máximo 10 cm, que não existe na costa brasileira. Por isso, é mais comum encontrar aqui o “filé de sardinha anchovado”, geralmente conservado em óleo de soja. E aí está outra diferença em relação ao aliche da Agostino Recca: os filés vêm mergulhados em azeite 100% siciliano.

Qual o sabor do aliche?

De um gosto salgado muito particular, vai da pasta à sardella, passando pela pizza (os franceses têm a pissaladiére, uma espécie de torta salgada com aliche e azeitonas-pretas), a bagna cauda (um fondue quente e gordurento à base de azeite, alho e aliche, característico do Piemonte) e, claro, o spaghetti alla putanesca ...

Postagens relacionadas: