Como fazer a consolidação das demonstrações contábeis?
Como fazer a consolidação das demonstrações contábeis?
Um ponto essencial na consolidação é a utilização de um “manual de diretrizes contábeis do grupo”, contemplando o “Elenco de Contas Padronizado” e a definição das “Práticas Contábeis Uniformes”, a serem seguidas por todas as empresas do grupo, pois isso ajuda no processo de consolidação.
Como fazer uma boa consolidação?
Fazer a consolidação de balanços nada mais é do que somar os saldos das contas semelhantes dos Balanços Patrimoniais da Controladora e Controladas, e eliminar (zerar) os saldos das contas que representam transações entre elas.
Por que as demonstrações contábeis são consolidadas?
De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, as demonstrações consolidadas resultam da agregação das demonstrações contábeis (estabelecidas pelas Normas Brasileiras de Contabilidade), de duas ou mais entidades, das quais uma tem o controle direto ou indireto sobre a (s) outra (s).
Quais são as demonstrações contábeis?
Demonstrações Consolidadas São as demonstrações contábeis de grupo econômico, em que os ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa da controladora e de suas controladas são apresentados como se fossem uma
Quais são os requisitos contábeis da consolidação?
São definidos os requisitos contábeis para a elaboração de demonstrações consolidadas. A principal importância da Consolidação Contábil é relatar tanto a condição financeira quanto o resultado operacional de um grupo empresarial consolidado, considerado como uma entidade única composta por mais de uma empresa sob um controle comum.
Quais são as demonstrações consolidadas?
Conforme o CPC 36 (Comitê de Pronunciamento Contábeis), Demonstrações Consolidadas são: “As demonstrações contábeis de grupo econômico, em que os ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa da controladora e de suas controladas são apresentados como se fossem uma única entidade econômica”.