Como deve ser feito a compatibilização de projeto?
Índice
- Como deve ser feito a compatibilização de projeto?
- O que é compatibilização de projetos BIM?
- Como o sistema BIM facilita a compatibilização entre disciplinas?
- O que é compatibilização entre disciplinas?
- Como comunicar-se com outros projetos?
- Qual o prazo para a finalização do projeto?
- Quais são os projetos analisados?
Como deve ser feito a compatibilização de projeto?
Como a compatibilização pode ser feita? A maneira mais conhecida de fazer essa compatibilização é por meio da sobreposição de todos os desenhos, geralmente com o auxílio de programas 2D. Contudo, isso ainda gera erros e ineficiência para detectar todas as interferências entre o arquitetônico e os demais projetos.
O que é compatibilização de projetos BIM?
A compatibilização de projetos na construção civil serve para verificar o que foi traçado pelos diversos projetistas, a fim de evitar interferências entre os projetos elétrico, hidrossanitário e estrutural, por exemplo.
Como o sistema BIM facilita a compatibilização entre disciplinas?
Com o BIM, a verificação e a questão da compatibilização deixa de ser feita de forma manual ou realizada, no vulgo, “olhômetro”. ... Já com o BIM, a análise e verificação é feita automaticamente com o auxílio de um software que aponta quais são os problemas e interferências que estão acontecendo no projeto.
O que é compatibilização entre disciplinas?
Compatibilização é um processo de checagens e definições entre os projetos que garante que os diferentes elementos construtivos não interfiram um no outro.
Como comunicar-se com outros projetos?
Além de possibilitar a troca de conhecimento e o networking, comunicar-se com os seus colegas responsáveis por outras partes do projeto ajudará muito na compatibilização de projetos. Por isso, assim que o seu cliente vier, já pergunte a ele quem irá fazer os outros projetos e até mesmo quem irá executá-los.
Qual o prazo para a finalização do projeto?
Afinal, quando se há um planejamento prévio e embasado de toda a estrutura do projeto, levando em consideração todas as etapas e ainda prevendo os riscos (como influência de chuvas, por exemplo) será estimado um prazo hábil e muito mais assertivo para a finalização da construção. As chances de atraso diminuem consideravelmente.
Quais são os projetos analisados?
Desse modo, há a integração de todos os sistemas. Dentre os projetos analisados, é possível citar: estruturas, arquitetônico, hidráulico, instalações, paisagismo, impermeabilização, elétrico, prevenção de incêndios e outros. Basicamente, é como se todos esses projetos fossem sobrepostos, no intuito de encontrar irregularidades.