Quando deve ser utilizado a contenção rígida e a Semi-rígida?
Índice
- Quando deve ser utilizado a contenção rígida e a Semi-rígida?
- Como tratar fratura coronaria?
- Qual a melhor forma de contenção para um dente Avulsionado?
- Quais os tipos de trauma dentário?
- O que é contenção flexível?
- O que quer dizer extrusão do dente?
- O que é fratura coronaria?
- Como tratar uma fratura Subgengival?
- Qual a estrutura de contenção rígida?
- Como escolher uma estrutura de contenção flexível?
- Quais são os tipos de estruturas de contenção?
Quando deve ser utilizado a contenção rígida e a Semi-rígida?
É indicada a reposição do dente extruído, com contenção semi-rígida por 2 a 3 semanas. A contenção rígida é indicada, quando ocorrer simultaneamente fratura radicular ou do processo alveolar, devendo ser mantida por 2 a 3 meses (DALE3, 2000).
Como tratar fratura coronaria?
Algumas alternativas de tratamento têm sido propostas para a restauração de dentes fraturados, tais como a colagem do fragmento coronário, restauração com resina composta com ou sem pino, facetas ou coroas de porcelana, e o tratamento dependerá de alguns fatores, como a extensão e localização da fratura (ALMEIDA et al. ...
Qual a melhor forma de contenção para um dente Avulsionado?
Ao se tratar de imobilização, a contenção ideal para um dente reimplantado é a semirígida, a qual permite o arranjo funcional das fibras do ligamento periodontal na movimentação fisiológica do dente, evitando anquilose.
Quais os tipos de trauma dentário?
Bibliografia Selecionada
Classificação | Conceito |
---|---|
Concussão | Traumatismo de pequena intensidade sobre os tecidos de sustentação dentária, sem alterar a posição ou provocar mobilidade dentária. |
Subluxação | Traumatismo de intensidade moderada nos tecidos de sustentação, que determina mobilidade dentária sem mudança de posição. |
O que é contenção flexível?
É um tratamento utilizado para dentes que se encontram com mobilidade devido às doenças periodontais prévias, traumas ou outras causas. Os especialistas realizam a estabilização do dente em risco, garantindo sua fixação e estabilidade durante a mastigação e a fala.
O que quer dizer extrusão do dente?
A extrusão resulta de um deslocamento axial do dente, apenas de forma parcial, para fora do alvéolo resultando na maioria das vezes em necrose pulpar. Medidas preventivas são de suma importância para se evitar perdas estéticas funcionais, psicológicas e econômicas que o traumatismo dentário acarreta.
O que é fratura coronaria?
A fratura coronária é o tipo de lesão mais comum, geralmente surgida do resultado de um acidente, prática desportiva ou violência. Na maioria dos traumatismos dentários um tratamento rápido e apropriado pode diminuir seu impacto, tanto do ponto de vista da saúde bucal como estético.
Como tratar uma fratura Subgengival?
Dependendo do grau da extensão subgengival da linha de fratura e da existência do fragmento dentário, o dente pode ser restaurado por meio da colagem do fragmento.
Qual a estrutura de contenção rígida?
As estruturas de contenção rígidas geralmente são estruturas corridas verticais ou quase verticais, geralmente apoiadas sobre uma fundação rasa. Podem ser construídas em alvenaria (tijolos ou pedras) ou em concreto (simples ou armado) ou ainda de elementos especiais (Figura 2.3).
Como escolher uma estrutura de contenção flexível?
2.2.1 Escolha do Tipo de Estruturas de Contenção Flexíveis As estruturas de suporte flexíveis distinguem-se pelos elementos que asseguram a sua estabilidade, pelos materiais empregues e pelo processo construtivo. As estruturas de contenção podem ser designadas por autoportantes, monoapoiadas e multiapoiadas.
Quais são os tipos de estruturas de contenção?
2 Tipos de Estruturas de Contenção O comportamento das estruturas de contenção ancoradas depende, em geral, de vários fatores, e seu entendimento pode ser facilitado, em consequência da amplitude do assunto, se as estruturas de contenção forem classificadas em estruturas rígidas e flexíveis (Figura 2.1).