Qual é a adaptação da víbora chifruda?

Índice

Qual é a adaptação da víbora chifruda?

Qual é a adaptação da víbora chifruda?

A víbora de chifres, ou víbora-cornuda, como algumas outras serpentes do deserto, adapta-se bem à vida na areia. Ela sabe enterrar-se na areia, enrolando seu corpo munido de duas espinhas ventrais, e desaparece em alguns segundos, deixando de fora apenas os olhos e os “chifres”.

Onde vive a víbora chifruda?

Cerastes cerastes, popularmente conhecida como "víbora-de-chifres", é uma espécie de víbora venenosa nativa nos desertos do Norte de África e partes do Oriente Médio. Muitas vezes é facilmente reconhecida pela presença de um par de "chifres" supraoculares, embora ocorram indivíduos sem chifres.

Quantos anos vive uma chifruda?

O ciclo de vida da cascavel-chifruda é extraordinariamente acelerado. As fêmeas têm expectativa de vida de aproximadamente cinco anos.

Qual é a cobra que se esconde na areia?

Cerastes – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Qual é o nome científico da víbora chifruda?

Cerastes cerastes Víbora chifruda/Nomes científicos

Porque a Cascavel vive no deserto?

A pele das cascavéis realiza uma importante função de sensibilidade de mudança na temperatura do ar. Assim, elas podem buscar lugares quentes para abrigo, já que para manter a temperatura corporal estável, precisam trocar calor com o ambiente. Além disso, a pele também tem a função de camuflagem.

Quais cobras existem no Espírito Santo?

“A Bothrops sazimai é a única serpente que é endêmica do Espírito Santo. É diferente de outras espécies de jararaca. É pequena, de até 70 centímetros, e não come roedores, até porque, não foram encontrados mamíferos na ilha”, explica Jane.

Qual o nome da cobra que voa?

Chrysopelea paradisi As cobras voadoras, também conhecidas como Chrysopelea paradisi, foram descobertas pelos cientistas recentemente. Elas conseguem ondular seus corpos enquanto estão no ar, e esse movimento permite que elas voem.

Qual a origem da víbora-cornuda?

A víbora-cornuda ( Vipera latastei) é uma serpente peçonhenta que recebe esse nome por possuir um “chifre” na ponta do focinho formado por escamas sobrepostas. A víbora-cornuda não é agressiva e seu veneno não costuma ser mortal em humanos, mas ela pode atacar caso se sinta ameaçada. Ela pode ser encontrada na Península Ibérica, África e Portugal.

Como Sobreviver no deserto?

A maioria dos desertos tem climas secos e áridos, com pouca ou nenhuma chuva, então todo organismo vivo que mora lá deve encontrar uma maneira de se adaptar, sobreviver, prosperar ou morrer. À noite o deserto ganha vida. Uma adaptação universal da vida no deserto começa com um dia de cabeça para baixo.

Como as plantas do deserto se adaptam ao meio ambiente?

Como as plantas do deserto se adaptam ao seu meio ambiente? O deserto é um ambiente hostil. Organismos de um ecossistema desértico se adaptam para sobreviver ao calor intenso e água escassa. E cada um possui seu sistema único para sobreviver, mas em geral as plantas fazem isso de maneiras semelhantes.

Como as serpentes vivem na água?

As serpentes que vivem tanto na terra como na água, como a cobra-de-água-viperina, muito comum em Portugal, tem características próprias e o fazem em determinadas regiões do planeta, seja por evolução ou por natureza própria do animal. Leia também: As 10 Maiores Cobras do Mundo. Ilha das Cobras.

Postagens relacionadas: