Como fazer um contrato de menor aprendiz?

Índice

Como fazer um contrato de menor aprendiz?

Como fazer um contrato de menor aprendiz?

Algumas regras importantes devem ser seguidas no processo de contratação de um jovem aprendiz. É importante atentar ao fato de que um contrato de aprendizagem deve ser um acordo especial, em que o prazo máximo não pode superar 2 anos (esse limite também não se aplica ao aprendiz portador de deficiência).

Qual tipo de contrato para jovem aprendiz?

428 da CLT, o contrato de aprendizagem é o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de 14 e menor de 24 anos, inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento ...

Qual o contrato mínimo de um jovem aprendiz?

Vale ressaltar, que a partir de 7 funcionários, a empresa tem como obrigação a contratação de um jovem aprendiz. Sendo o mínimo de 5 e o máximo de 15% do efetivo total.

Como é configurado o contrato de trabalho do estagiário é do aprendiz?

APRENDIZ: No contrato de aprendizagem o aprendiz pode possuir idade maior que 14 (quatorze) anos e menor que 24 (vinte e quatro) anos. ... No contrato de estágio, o estagiário deve ser maior que 16 (dezesseis) anos e não há limite máximo de idade.

É possível renovar contrato de menor aprendiz?

O contrato de Aprendizagem pode ser prorrogado? Resposta: Não, porque o contrato de aprendizagem, embora pertença ao gênero dos contratos de prazo determinado, é de natureza especial.

Posso renovar o contrato do jovem aprendiz?

O contrato do jovem aprendiz não pode ser estendido ou renovado. Então, assim que acabar o prazo de contrato, o Jovem Aprendiz receberá o saldo de salário, proporcional de adicional de férias e proporcional de férias e 13º, e direito ao saque de FGTS. Esses são os mesmos direitos garantidos na rescisão de contrato antecipado.

Como contratar um jovem aprendiz?

O programa Jovem Aprendiz foi instituído pela Lei da Aprendizagem de 2000, que incentiva as empresas de médio e grande porte a contratarem jovens entre 14 a 24 anos. Para empregar esses jovens é necessário seguir algumas regras como pagar 13º salário, férias condizentes com o recesso escolar, pagar um salário mínimo, entre outros.

Qual a duração do contrato de trabalho do jovem aprendiz?

O contrato de trabalho do jovem aprendiz deve ter duração de no máximo dois anos, podendo variar de acordo com o curso profissionalizante. Se a empresa quiser continuar com o jovem após esse período deverá efetivá-lo.

Quando poderá ser estipulado o contrato de aprendizagem?

Nota: O contrato de aprendizagem não poderá ser estipulado por mais de 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de aprendiz portador de deficiência.

Postagens relacionadas: