Quando usar o controle de embreagem?

Índice

Quando usar o controle de embreagem?

Quando usar o controle de embreagem?

Para que serve o controle de embreagem? Além de precisar utilizar a manobra em sua prova do Detran, o controle de embreagem é um recurso a mais que o motorista tem no dia a dia. É muito comum utilizá-lo ao estacionar, seja em subidas ou descidas, mas também pode ser útil em algumas situações cotidianas no trânsito.

Como arrancar corretamente?

Mantenha o pé esquerdo na altura da meia embreagem e tire o pé do freio aos poucos. O carro já começará a se movimentar, sem a necessidade de você pisar no acelerador. Para arrancar com o carro em locais planos e em subidas leves, basta engrenar a 1ª marcha, achar o ponto da embreagem e soltar o pedal do freio.

Como fazer o controle de embreagem na descida?

O controle de embreagem na descida é feito com a marcha à ré engatada. É uma das manobras mais fáceis. Você só tem que se lembrar de que na descida o controle de embreagem não vai dar certo com a 1ª marcha (pois o carro vai continuar descendo). Para realizá-la com sucesso, no dia do seu exame prático siga o passo-a-passo a seguir.

Como executar o controle de embreagem na subida?

Para executar o controle de embreagem na subida, siga estes 3 passos. Sinalize com seta e olhe os retrovisores para aproximar o carro do meio-fio. Durante a aproximação ao meio-fio, já coloque a 1ª marcha. Com o carro alinhado ao meio-fio, faça o controle de embreagem, mantendo o pé na meia embreagem e a aceleração entre o 2 e 3 do conta-giros.

Como controlar a embreagem do carro?

Um dos maiores medos dos motoristas iniciantes é não saber como fazer o controle da embreagem e deixar o veículo cair em subidas ou aclives. Porém, apesar de tanta gente ter esse receio, controlar a embreagem do carro pode ser mais simples do que parece. E é isso que vamos explicar hoje!

Como usar o controle de embreagem no trânsito?

Além de precisar utilizar a manobra em sua prova do Detran, o controle de embreagem é um recurso a mais que o motorista tem no dia a dia. É muito comum utilizá-lo ao estacionar, seja em subidas ou descidas, mas também pode ser útil em algumas situações cotidianas no trânsito. Digamos que o motorista chegue em um leve trânsito em uma subida íngreme.

Postagens relacionadas: