O que é preciso para registrar um contrato de aluguel?

Índice

O que é preciso para registrar um contrato de aluguel?

O que é preciso para registrar um contrato de aluguel?

Segundo o blog da Compare, para efetivar o registro, é preciso ir até um Cartório de Registro de Imóveis e apresentar o contrato de locação já assinado, com as cláusulas de direitos e deveres de ambas as partes. As informações serão incluídas na matrícula do Registro do Imóvel, por meio de averbação.

Qual o valor para registrar um contrato de aluguel?

4% do valor do imovel de valor venal.

Como registrar o contrato em cartório de imóveis?

Informe-se junto à prefeitura local. Após realizados os pagamentos, esse documento deverá ser registrado em um Cartório de Registro e Ofícios de Imóveis. Não é possível registrar o contrato em qualquer estabelecimento, pois os cartórios de imóveis dividem as propriedades de acordo com a sua localização.

Qual o custo para registro de um contrato no Cartório?

O custo para o registro de um contrato no cartório diz respeito aos emolumentos e taxas cobradas pelo serviço. Os valores variam de um estado para o outro e são estabelecidos pelo Tribunal Estadual, de acordo com o Artigo 236 da Constituição Federal de 1988.

Como fazer o registro do contrato de aluguel?

Porém, no caso de imóveis, a garantia deve ser averbada na matrícula do imóvel para ter eficácia perante terceiros. Assim, apesar de não ser obrigatório, o registro do contrato de aluguel é fundamental para resguardar os direitos das partes, trazendo mais segurança jurídica para todos os envolvidos.

Como fazer um contrato de aluguel residencial?

Esse contrato é baseado em diversas leis brasileiras, como o Código Civil e a Lei nº 8.245/91 (lei do inquilinato) e ter um contrato Oficial completo na mão feito de acordo com a Nova Lei do Inquilinato é raro hoje em dia. Preencher contrato agora! 3. Como fazer um Contrato de Aluguel Residencial simples?

Postagens relacionadas: