Como fazer curativo em pontos de cirurgia?
Como fazer curativo em pontos de cirurgia?
Principais tipos de curativos
- Lavar a ferida com água fria corrente e sabão neutro ou soro fisiológico;
- Secar a ferida com gaze seca ou pano limpo;
- Cobrir a ferida com gaze seca e prende-la com um esparadrapo, band-aid ou curativo pronto, que se vende nas farmácias.
Precisa fazer curativo de cirurgia?
O curativo protege a cicatriz da cirurgia de infeccionar e deve ser trocado, de preferência, na clínica ou no hospital, de acordo com a indicação do enfermeiro.
Como fazer o curativo?
Dependendo do local que foi suturado, a própria pessoa pode fazer os devidos cuidados, mas se precisar de ajuda, outra pessoa poderá fazer este trabalho com tranquilidade. Assim que o paciente leva alguns pontos, a enfermeira fará o curativo e o mesmo é recomendado que permaneça nas primeiras 24 horas.
Como remover o curativo pela primeira vez?
Por isso é importante ter cautela para não expor esse curativo à sujidade. Quando chegar a hora de trocar o curativo pela primeira vez, é preciso retirá-lo com todo cuidado possível, pois a pele estará sensível devido à colocação dos pontos. Você pode usar um removedor de adesivos para ajudar.
Quais são os cuidados após a cirurgia?
Após a cirurgia alguns cuidados são importantes para reduzir o tempo de internação, facilitar a recuperação e evitar o risco de complicações como infecções ou trombose, por exemplo.
Quais são os tipos de curativos?
Principais tipos de curativos. Geralmente, para fazer o curativo é importante ter em casa alguns materiais como soro fisiológico, iodopovidona, band-aid e ligaduras, por exemplo. Veja o que um kit de primeiros socorros deve conter. 1. Curativo simples para cortes.