Quais os cuidados de enfermagem com o dreno Portovac?
Índice
- Quais os cuidados de enfermagem com o dreno Portovac?
- Como funciona o dreno de Portovac?
- São cuidados essenciais com drenos a vácuo?
- Como limpar dreno após cirurgia?
- Quais os cuidados de enfermagem com o dreno de penrose?
- O que é sistema de drenagem fechado?
- Como fazer o curativo do vácuo?
- Por que devemos retirar o dreno?
- Como fazer a desobstrução de um dreno de aspiração?
Quais os cuidados de enfermagem com o dreno Portovac?
Orientações de alta ao paciente com dreno Suctor ou Portovac®
- Mantenha o reservatório sanfonado sempre abaixo do local onde o dreno está inserido. ...
- Use roupas mais largas para acomodar bem o dreno. ...
- Lave bem as mãos com água e sabão.
- Feche o pinçador (Clamp) do tubo.
Como funciona o dreno de Portovac?
É um sistema fechado que utiliza uma leve sucção (vácuo) para retirar líquidos e sangue acumulados embaixo da pele onde foi realizada a cirurgia.
São cuidados essenciais com drenos a vácuo?
Mantenha o dreno abaixo do nível do local onde está inserido no corpo do usuário. Não deixe o dreno no chão, mantenha-o sempre pendurado. refaça o vácuo. Lave SEMPRE as mãos com água corrente e sabão antes e após manusear (mexer) com o dreno, ou na realização do curativo.
Como limpar dreno após cirurgia?
Na maioria dos casos é possível tomar banho com o dreno, porém não se deve molhar o curativo da ferida, porque aumenta o risco de infecção. Assim, caso o dreno esteja no tórax ou abdômen, por exemplo, pode-se tomar banho da cintura para baixo e depois passar uma esponja na região de cima para limpar a pele.
Quais os cuidados de enfermagem com o dreno de penrose?
Para evitar depósitos de fibrina que possam obstruir seu lúmen, o dreno de penrose deve ser observado e mobilizado a cada 12 horas, ou seja, tracionado em cada curativo (exceto quando contraindicado), cortado seu excesso e recolocado o alfinete de segurança estéril, usando luva esterilizada.
O que é sistema de drenagem fechado?
Consiste em manter a pressão dentro para facilitar a drenagem, é usada em cirurgias que se espera sangramento no pós-operatório, ou seja, secreção sanguinolenta. Pode ser usado em cirurgias ortopédicas, neurológicas e oncológicas.
Como fazer o curativo do vácuo?
Refazer o vácuo, empurrando o coletor (C) para baixo e fechando a tampa (B). 8. Abrir a presilha ou clampe (A). 9. Realizar este procedimento duas ou três vezes por dia, conforme orientação da equipe médica. 10. Realizar curativo com gaze e soro fisiológico no local da entrada do dreno, se molhado ou sujo, ou conforme orientação médica.
Por que devemos retirar o dreno?
Não devemos retirar nem tracionar o dreno sem autorização prévia do médico assistente. Fechar o clamp (trava) no momento que for esvaziar o dreno. Observar alterações no local de inserção do dreno (hiperemia, secreção e/ou edema). Perguntar a paciente se ela sente dor no local da inserção do dreno.
Como fazer a desobstrução de um dreno de aspiração?
O procedimento para desobstrução de um dreno de aspiração consiste na realização imediata de uma massagem na extensão do dreno. A obtenção de êxito na desobstrução depende de alguns fatores como: tempo que este dreno está obstruído, se estava fechado o clamp, ou da coagulação da drenagem.