Como fazer o cálculo de dilatação linear?
Índice
- Como fazer o cálculo de dilatação linear?
- Como calcular uma dilatação térmica?
- O que é o coeficiente de dilatação?
- O que é dilatação volumétrica de um exemplo?
- Como calcular a dilatação aparente?
- Como calcular a dilatação linear?
- Como calcular a dilatação volumétrica?
- Como determinar a dilatação de um líquido?
Como fazer o cálculo de dilatação linear?
É simples calcular a dilatação linear, posto que basta usar a fórmula seguinte: ΔL = L0. α. Δθ. Aqui, “ΔL” significa variação do comprimento, “L0” equivale a comprimento inicial, “α” = coeficiente de dilatação linear e “Δθ” = variação de temperatura.
Como calcular uma dilatação térmica?
Dilatação Térmica
- Dilatação Térmica é a variação que ocorre nas dimensões de um corpo quando submetido a uma variação de temperatura.
- ΔL = L0.α.Δθ
- ΔL: Variação do comprimento (m ou cm) L0: Comprimento inicial (m ou cm) ...
- ΔA = A0.β.Δθ
- ΔA: Variação da área (m2 ou cm2) ...
- β = 2 . ...
- ΔV = V0.γ.Δθ
- ΔV: Variação do volume (m3 ou cm3)
O que é o coeficiente de dilatação?
O coeficiente de dilatação linear é uma constante de proporcionalidade que determina o comportamento de um material quando ele sofre variações de temperatura. Quanto maior for o coeficiente de dilatação linear de um material, maior será sua sensibilidade às variações de temperatura.
O que é dilatação volumétrica de um exemplo?
Dilatação Volumétrica é o aumento de um corpo submetido a aquecimento térmico que ocorre em três dimensões - altura, comprimento e largura. Quando aquecidos, os átomos que constituem os corpos se agitam, de modo que aumentam o espaço ocupado entre eles e, assim, os corpo se dilatam, ou incham.
Como calcular a dilatação aparente?
Para calcularmos o volume de líquido que transborda do frasco, devemos usar a fórmula da dilatação aparente, observe: ΔVap — dilatação aparente (m³) V0 — volume inicial do líquido (m³) γap — coeficiente de dilatação volumétrica aparente (ºC -1)
Como calcular a dilatação linear?
É simples calcular a dilatação linear, posto que basta usar a fórmula seguinte: ΔL = L0.α.Δθ. Aqui, “ΔL” significa variação do comprimento, “L0” equivale a comprimento inicial, “α” = coeficiente de dilatação linear e “Δθ” = variação de temperatura.
Como calcular a dilatação volumétrica?
A dilatação volumétrica resulta do aumento no volume de um corpo, o que acontece, por exemplo, com uma barra de ouro. Para calcular a dilatação volumétrica utilizamos a seguinte fórmula: ΔV = V0.γ.Δθ. Onde,
Como determinar a dilatação de um líquido?
Para determinarmos a dilatação do volume de um líquido, precisamos conhecer o seu coeficiente de dilatação volumétrica, mas, também, deve-se levar em conta a dilatação sofrida pelo recipiente que contém esse líquido. A dilatação sofrida pelos líquidos é chamada de dilatação volumétrica.