Como fazer o curativo da gastrostomia?

Índice

Como fazer o curativo da gastrostomia?

Como fazer o curativo da gastrostomia?

O curativo da Gastrostomia deve ser trocado a cada 2 ou 3 dias, ou conforme o aspecto do curativo. Sujidades, sangramento, prurido e exsudato (líquido purulento, seroso) fazem com que o curativo deva ser trocado para minimizar o risco de infecção da ferida.

Como cuidar da sonda de gastrostomia?

O cuidado mais importante é manter o local sempre limpo e seco e, por isso, é aconselhado lavar a região, pelo menos, 1 vez por dia com água morna, uma gaze limpa e sabão de pH neutro. Mas também é importante evitar roupas muito apertadas ou colocar cremes com perfumes ou produtos químicos no local.

Porque realizamos curativo na gastrostomia e jejunostomia?

Uma gastrostomia/ jejunostomia definitiva poderá requerer um curativo especial para atingir a estabilização para proteger a pele ao redor da sonda das secreções gástricas e para ajudar a fixar a sonda na posição adequada.

Como saber se a sonda gastro saiu do lugar?

Quando o tubo está encostado à parede do estômago e corretamente no lugar, voçê pode marcar com caneta de tinta permanente o local onde o tubo sai do estômago. Então você pode facilmente verificar se o tubo está corretamente no lugar, olhando para a marca.

Como saber se a sonda GTT saiu do lugar?

Quando o tubo está encostado à parede do estômago e corretamente no lugar, voçê pode marcar com caneta de tinta permanente o local onde o tubo sai do estômago. Então você pode facilmente verificar se o tubo está corretamente no lugar, olhando para a marca.

Qual a diferença de gastrostomia e jejunostomia?

qual a diferencia entre jejunostomia e gastrostomia? Difere-se quanto a localização: jejunostomia é uma conexão direta para o jejuno (intestino delgado) e gastrostomia é para o estomago.

Quando está indicada As sondas de gastrostomia e jejunostomia?

A gastrostomia é indicada, assim as sondas nasoenterais, quando o paciente apresenta riscos de aspiração durante a deglutição. Já a jejunostomia é indicada, assim como as sondasnasoenterais pós-pilóricas, quando o paciente está impossibilitado de utilizar o estômago para receber a nutrição.

Quais os cuidados com a gastrostomia?

Cuidados com a Gastrostomia A ferida operatória deve ter aspecto saudável, limpo, seco e sem pruridos ou líquidos circundantes. As substâncias drenadas para a bolsa coletora incluem enzimas digestivas muito agressivas, inclusive para a pele.

Como evitar a infecção de gastrostomia?

Nos primeiros 10 a 14 dias pós-confecção de gastrostomia não recomendamos imersão em água. Chuveiro é permitido desde que a PEG esteja fechada e que o estoma não seja molhado. Após duas semanas, o banho pode ser dado normalmente. Seque sempre muito bem a área após o banho para prevenir infecção.

Como aspirar o líquido do estômago?

Fechar o tubo, usando o clip ou dobrando a ponta, para que o ar não entre no tubo quando se retirar a tampa; Desdobrar a sonda e puxar lentamente o êmbolo da seringa para aspirar o líquido que está dentro do estômago. Caso se consiga aspirar mais de 100 ml é recomendado alimentar a pessoa mais tarde, quando o conteúdo for inferior a esse valor.

Quando deve ser limpo o estoma?

O estoma deve ser limpo inicialmente duas vezes ao dia com água fervida ou salina, e com higiene meticulosa; Duas semanas após a instalação, o estoma pode ser limpo diariamente com sabão neutro, água morna e gaze, ou com salina se estiver no hospital; É importante que o estoma seja secado gentilmente, mas por completo.

Postagens relacionadas: