Como contestar o Auxílio Emergencial bloqueado 2021?

Índice

Como contestar o Auxílio Emergencial bloqueado 2021?

Como contestar o Auxílio Emergencial bloqueado 2021?

O requerimento com o pedido de revisão deve ser feito pelo site da pasta (https://consultaauxilio.cidadania.gov.br). “Após ingressar com os dados de identificação e clicar na aba correspondente ao auxílio emergencial 2021, a pessoa deve clicar no botão: contestar.

O que significa indícios de desconformidades?

Ela quer dizer que você teve o benefício bloqueado e que está passando por reanálise do Governo Federal.

O que fazer quando o auxílio está com indícios de desconformidade?

O Ministério da Cidadania informa que casos suspeitos de fraude no auxílio emergencial podem ser denunciados no sistema Fala.Br, plataforma integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação da Controladoria Geral da União (CGU), através do site ou pelos telefones 1-7070-2003.

O que significa seu cadastro foi identificado com indícios de desconformidades com a Lei 13.982 2020 e está sendo reavaliado?

Seu cadastro foi identificado com indícios de desconformidades com a Lei 13.982/2020 e está sendo reavaliado.” Mas o que isso quer dizer? O que especialistas e advogados que acompanham os benefícios estão dizendo é que essa é uma espécie de “pente fino” que foi feito pelo Governo.

Quais são os prazos para solicitar o auxílio emergencial?

O governo federal abriu novos prazos para trabalhadores que tiveram seus pedidos de auxílio emergencial negados, bloqueados ou cancelados apresentarem contestações. Todo o processo deve ser feito apenas pela internet. Não é preciso ir a agências da Caixa Econômica Federal, casas lotéricas ou postos de atendimento do Cadastro Único.

Como é a contestação extrajudicial?

O Ministério da Cidadania também firmou uma parceria com a Defensoria Pública da União (DPU) para facilitar a contestação de pessoas que tiveram o auxílio emergencial negado mas têm documentos que podem comprovar a atual situação, sem a necessidade de acionar a Justiça. É a chamada contestação extrajudicial .

Por que a contestação é permitida?

Ainda de acordo com a Cidadania, a contestação é permitida porque, em alguns casos, a situação de quem fez o pedido pode ter mudado, e a base de dados do governo federal ficou desatualizada. É o caso, por exemplo, de quem estava recebendo o seguro-desemprego, mas deixou de ter o benefício e passou a ter direito ao auxílio emergencial.

Postagens relacionadas: