Como fazer um curativo de cateter?
Índice
Como fazer um curativo de cateter?
O curativo do local de inserção do cateter deve estar com data e quando for utilizado gaze, ser trocado entre 24 e 48 horas. O curativo deve ser do tamanho apropriado para cobrir o sítio de inserção. Utilizar anti-séptico com veículo alcoólico para o curativo, preferencialmente clorexidina alcoólica.
Como é feito curativo de acesso central?
O curativo do acesso venoso central é uma maneira de proteger o sítio de inserção do cateter da colonização por bactérias. Atualmente, existem diferentes curativos no mercado, sendo que o de gaze e fita e o filme transparente de poliuretano são os mais utilizados.
Como é colocado um catéter no pescoço?
O catéter é colocado com um procedimento cirúrgico simples, realizado pelo cirurgião vascular. O paciente é sedado e com anestesia local o cirurgião faz um pequena incisão no pescoço por onde ele coloca o catéter. Geralmente, é possível ir para casa no mesmo dia do procedimento.
Quando trocar curativo de CVC?
O curativo com gaze estéril necessita de troca em um período de 24 a 48 horas, enquanto o curativo com cobertura de filme de poliuretano deve ser trocado entre três e sete dias.
Qual a vantagem do cateter?
A maior vantagem de se usar o cateter é o conforto que ele proporciona durante o tratamento. Quem usa fala que não sente absolutamente nada quando os enfermeiros puncionam e não sente dor, ardência ou qualquer tipo de desconforto quando os quimioterápicos são ministrados. Além disso, até as sessões de quimioterapia são muito mais rápidas.
Onde é inserido o cateter?
Onde localiza-se a veia na qual o cateter será inserido. Após a introdução do cateter é feito o controle do posicionamento da ponta do cateter por radioscopia (raios-X). O reservatório do cateter (peça que é puncionada para aplicar a quimioterapia) é implantado no subcutâneo, quer dizer, logo abaixo da pele.
Qual o implante de cateter para quimioterapia?
O implante de cateter para quimioterapia é uma cirurgia realizada normalmente, sob anestesia local e anestesia venosa (sedação). Usualmente é feita uma incisão na pele, de 3 a 4 cm de extensão, no local onde será implantado o reservatório.
Como fazer a manutenção do cateter por coágulo?
É necessária injeção de uma pequena quantidade de solução com heparina (anticoagulante) após cada aplicação de quimioterapia para evitar a obstrução do cateter por coágulos. É imprescindível realizar essa manutenção a cada 30 a 45 dias, mesmo quando o cateter não esteja sendo utilizado para infusão de quimioterapia.