Como calcular o recalque de uma sapata?
Como calcular o recalque de uma sapata?
Para o cálculo dos recalques por meio “indireto”, dividiu-se o terreno abaixo da cota de assentamento de cada sapata em camadas de diferentes espessuras, sendo que por este método, o recalque total de cada elemento de fundação é obtido pela soma dos recalques de cada subcamada.
Como podemos calcular o recalque do solo?
Outra situação também bem usual é a ocorrência de diversas camadas de solo do tipo MEH, cada camada com seu módulo de deformabilidade definido, sobrejacentes a uma camada indeslocável, como apresentado na figura abaixo. Nesse caso, podemos calcular o recalque do solo como sendo a soma dos recalques da camada 1 e da camada 2.
Qual a principal reação do recalque?
De um modo geral podemos dizer que o recalque é a resultante da interação solo – carregamento. A principal reação é a variação volumétrica ou da forma do maciço de solo que está abaixo da fundação, pela eliminação de vazios, ou seja, a expulsão da água ou do ar nos vazios.
Como calcular o recalque da primeira camada?
Estimar o recalque da primeira camada, considerando que o nível -2,0m é o impenetrável para essa camada. Considerar uma sapata fictícia na interface das camadas 1 e 2, formada a partir do espraiamento de tensões numa inclinação de 1:2.
Como funciona a tubulação de recalque?
Peças especiais: Tubulação de sucção: - 1 válvula de pé; e -1 curva de 90o. Tubulação de recalque: - 2 curvas de 90o; - 2 curvas de 45o; - 1 válvula de gaveta; - 1 válvula de retenção; e - Saída livre. DIMENSIONAMENTO Tubulação de Sucção Tubulação de recalque