Como fazer pré dimensionamento de vigas e pilares?

Índice

Como fazer pré dimensionamento de vigas e pilares?

Como fazer pré dimensionamento de vigas e pilares?

Pré-dimensionamento de vigas Assim como nas lajes, fica faltando a determinação da altura h das vigas, que não deve ser inferior a 20 cm. Em vigas bi apoiadas e sem balanços em suas extremidades, a altura pode se calculada dividindo-se o vão l1 por 10, arredondando-se para o múltiplo de 5 superior.

Qual a fórmula para calcular as vigas?

Já em relação às vigas, a coisa se complica. Se a peça também for prismática a fórmula para calcular seu volume é a mesma, L x C x H, mas é aí que está o perigo! Na maioria dos casos, as vigas são concretadas juntamente com as lajes, uma meio que trespassando a outra.

Qual a diferença entre pilares e vigas?

Os pilares seguem a mesma regra das lajes, com a diferença que o valor de sua altura – chamado anteriormente de espessura – é maior do que sua largura ou comprimento. Já em relação às vigas, a coisa se complica.

Como utilizar o pré-dimensionamento de vigas?

Pré-dimensionamento de vigas Ao analisar um edifício de concreto armado podemos utilizar algumas regras para pré-dimensionar vigas: 1/12 do vão para tramos internos de vigas contínuas; 1/10 do vão para tramos externos de vigas contínuas ou vigas biapoiadas;

Como foi feita a locação dos pilares?

Para a locação dos pilares, iniciou-se pelos cincos pilares de contornam a residência. Após isso, foram lançados pilares intermediários limitando a distância entre pilares a seis metros. Vale lembrar que isso não é uma regra e sim uma recomendação, variando assim de caso para caso.

Postagens relacionadas: