Como fazer a concordância?

Índice

Como fazer a concordância?

Como fazer a concordância?

Tem mais depois da publicidade ;) A concordância pode ser feita com o sujeito ou com o predicativo do sujeito, contudo, na maioria das vezes é optativa. a) Se o sujeito ou o predicativo for nome de pessoa ou pronome pessoal, o verbo concorda com a pessoa.

Deve haver concordância?

Quando da locução verbal, tanto o verbo haver quanto o verbo fazer exigem que o auxiliar fique na terceira pessoa do singular. Exemplos: Deve haver uma forma de amenizarmos esse problema. Vai fazer dez dias que não faço exercícios físicos. Geralmente, o verbo existir concorda com seu sujeito.

Tem havido concordância?

Em "Tem havido coisas estranhíssimas", o correto é sem acento. Em locuções verbais em que o verbo principal é o haver no sentido de "existir", a concordância deve ser feita obrigatoriamente no singular.

Como se dá a concordância verbal?

Como se dá a concordância verbal? A concordância verbal ocorre quando a conjugação do verbo se adapta ao sujeito em número e em pessoa. O sujeito pode estar no singular ou no plural e pode ser em 1ª, 2ª ou 3ª pessoa. Veja: A conjugação do verbo concorda com o sujeito ao qual está se referindo. Veja nos enunciados abaixo:

Como é feita a concordância com o sujeito da oração?

Nesse caso, a concordância deve ser feita com o sujeito da oração. Exemplo: "Os rapazes haviam estudado a semana inteira". Houve muitas festas no fim de semana passado. Haverá muitas festas no próximo fim de semana.

Qual a concordância do verbo com a pessoa?

Por isso, independentemente da ordem da frase, faz-se a concordância do verbo “ser” com a pessoa, como fez de forma corretíssima o pessoal dos Engenheiros do Hawaii nas duas passagens: Eu sou tua viagem. Tua viagem sou eu.

Por que o verbo concorde com a porcentagem?

É mais comum que o verbo concorde com o termo que especifica a porcentagem: Na pesquisa, 98,1% dos entrevistados preferem ficar em casa. Se o termo não estiver explícito, é mais comum que o verbo concorde com o número: Na entrevista, 98,1% preferem ficar em casa, enquanto 1,9% prefere sair.

Postagens relacionadas: