Como a sociedade pode incluir as pessoas com síndrome de Down nos espaços educacionais?

Índice

Como a sociedade pode incluir as pessoas com síndrome de Down nos espaços educacionais?

Como a sociedade pode incluir as pessoas com síndrome de Down nos espaços educacionais?

Pessoas com Síndrome de Down devem frequentar escola especial. Mito ou Realidade? Mito: As pessoas com Síndrome de Down têm o direito de participação plena na sociedade como qualquer outra criança, desta forma deve estar incluída na rede regular de ensino.

Como vive uma pessoa com síndrome de Down na sociedade?

Adultos com síndrome de Down são adultos em primeiro lugar, com as mesmas necessidades sociais, emocionais e de realização como outros adultos. Eles desejam viver com privacidade, independência, amigos e parceiros, e ter um papel útil em suas comunidades.

É possível inserir uma pessoa com Down no mercado de trabalho e ter uma vida social?

Muitos países, assim como o Brasil, contam com uma legislação trabalhista que favorece a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, seja através de cotas ou de subsídios para as empresas contratantes. É importante ressaltar que o trabalho não envolve apenas a pessoa e a empresa.

Quais os desafios para inclusão social dos portadores da síndrome de Down?

Falta estudos, dados e incentivo social. Para as deficiências intelectuais, o cenário ainda é mais complicado, há preconceitos e uma série de mitos que envolve esses profissionais. Não há dúvidas de que há um longo caminho a ser percorrido, mas o primeiro passo está nas mãos de cada pessoa.

Como incluir pessoas com síndrome de Down?

Estratégias norteadoras para a inclusão

  1. Adaptação do currículo. Muitas vezes, será necessária uma adaptação no currículo, adequando-o às necessidades da criança de Síndrome de Down. ...
  2. Suporte concreto e visual. ...
  3. Fragmentação de conteúdos. ...
  4. Use uma linguagem clara. ...
  5. Raciocínio abstrato. ...
  6. Repetição. ...
  7. Estratégias de alfabetização.

O que se pode dizer sobre a educação é síndrome de Down?

Uma boa educação é um bem enorme que produz benefícios pessoais durante toda a vida. Isso não é diferente para pessoas com síndrome de Down. Além de transmitir conhecimentos acadêmicos, a escolarização é um passo fundamental no desenvolvimento psicoafetivo e no processo de socialização.

Como é a vida da pessoa com síndrome de Down?

Antigamente, em muitos casos a expectativa de vida não passava dos 40 anos, contudo, atualmente, com os avanços da medicina e melhorias nos tratamentos, uma pessoa com síndrome de Down pode viver mais que 70 anos de idade.

Quanto tempo uma pessoa com síndrome de Down pode viver?

Hoje, cada vez mais as pessoas com a síndrome estão chegando na terceira idade. Alguns estudos afirmam que a expectativa de vida cresceu no mínimo 3,75 vezes nos últimos 40 anos. Hoje, ela gira em torno dos 65 anos.

Como se referir a uma pessoa portadora da síndrome de Down?

PORTADOR: Atualmente o termo correto usado é pessoa com deficiência, presente inclusive na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência que no Brasil tem peso constitucional.

Como trabalhar em sala de aula com uma criança com síndrome de Down?

Dicas e estratégias para potencializar a aprendizagem de crianças com Síndrome de Down

  1. Adapte o conteúdo ao nível de conhecimento da criança;
  2. Ofereça suporte/apoio físico ou visual sempre que necessário;
  3. Fragmente o conteúdo a ser ensinado e trabalhe um tópico de cada vez;
  4. Use linguagem simples e clara;

Qual a deficiência das pessoas com síndrome de Down na sociedade?

Inclusão das pessoas com síndrome de down na sociedade Inclusão é um direito do cidadão, dever do estado e nessecidade da sociedade. A síndrome de down é um acidente genético que ocorre durante a gestação onde a criança nasce com 47 cromossomos ao invés dos 46 divididos em dois pares de 23.

Qual é a síndrome de Down?

Inclusão é um direito do cidadão, dever do estado e nessecidade da sociedade. A síndrome de down é um acidente genético que ocorre durante a gestação onde a criança nasce com 47 cromossomos ao invés dos 46 divididos em dois pares de 23.

Como trabalhar com crianças com síndrome de Down?

As crianças com Síndrome de Down podem apresentar hipotonia muscular, o que leva a dificuldades com a coordenação motora fina. Utilize apoio visual e materiais concretos para trabalhar a matemática.

Quais são as estratégias para a inclusão da criança com síndrome de Down?

Ainda que o planejamento precisa ser individualizado, algumas estratégias podem ser norteadoras para a inclusão das crianças com Síndrome de Down na escola. São elas: Muitas vezes, será necessária uma adaptação no currículo, adequando-o às necessidades da criança de Síndrome de Down.

Postagens relacionadas: