Como fazer uma denúncia de violência obstétrica?

Índice

Como fazer uma denúncia de violência obstétrica?

Como fazer uma denúncia de violência obstétrica?

Se você não se sentiu bem assistida no seu parto, denuncie à Defensoria Pública, ao Disque Saúde (136) ou ao Disque violência contra a Mulher (180). Todos esses canais recebem denúncia de violência obstétrica.

O que fazer diante de uma violência obstétrica?

É importante reunir documentos, como cópia do prontuário médico e o cartão de acompanhamento da gestação. Outra opção é fazer a denúncia por telefone pelos canais Violência Contra a Mulher – 180, ou disque-saúde - 136.

Como identificar prevenir ou denunciar um caso de violência obstétrica?

Um deles é a Sala de Atendimento ao Cidadão, no site do Ministério Público Federal. Outra possibilidade seria procurar a Defensoria Pública dentro do seu estado ou, ainda, fazer a denúncia via telefone pelos canais “disque-saúde” no número 136 ouviolência contra a mulher” no número 180.

O que os médicos não podem fazer na hora do parto?

Se negar ou deixar de oferecer algum alívio para a dor; Não informar a mulher sobre algum procedimento médico que será realizado; Negar o atendimento à paciente; Agressão verbal ou física por parte do profissional da saúde.

O que a lei brasileira diz sobre violência obstétrica?

2° da Lei n° 3.3: “Art. 2°. Considera-se violência obstétrica todo ato praticado pelo médico, pela equipe do hospital, maternidade e unidade de saúde, por um familiar ou acompanhante que ofenda de forma verbal ou física as mulheres gestantes, em trabalho de parto ou, ainda, no período de estado puerperal.”

Postagens relacionadas: