Como fazer um diagnóstico na MTC?

Índice

Como fazer um diagnóstico na MTC?

Como fazer um diagnóstico na MTC?

Na Medicina Tradicional Chinesa o diagnóstico se faz através de: A) Inspeções: Observar a face, língua, secreções e excreções para entender as mudanças patológicas dos órgãos internos. Através da inspeção podemos observar as alterações de Yin e Yang, Qi, Xue (sangue) dos Zang/Fú.

Quais são os oito princípios de diagnóstico e o que eles indicam?

( SOARES et al, 2011) Pelo diagnóstico dos Oito Princípios podemos observar os padrões de interior/exterior, calor/frio, excesso/deficiência (podendo ser deficiência de Yin, Yang, sangue, estagnação de sangue e fleuma), Yin/Yang.

Como avaliar pulso MTC?

Para a percepção, o profissional da saúde deverá mover as pontas dos dedos indicador, médio e anular em várias direções com o objetivo de contar as pulsações e verificar se o pulso é lendo, rápido ou normal.

Quais são os elementos utilizados para diagnóstico na acupuntura?

Segundo Maciocia (2010), o modelo de correspondência dos cinco elementos é amplamente utilizado no diagnóstico, sendo baseado na interligação dos elementos, odor, cor, sabor e som.

O que é Pulsologia?

A pulsologia avalia a qualidade e a quantidade de energia dentro desses meridianos e a interação entre eles”, explica o especialista em medicina tradicional chinesa Leonardo Lombardi. Para os médicos ocidentais, a pulsação é indício apenas de como anda o batimento cardíaco.

Quais as indicações mais comuns na MTC para manutenção da saúde?

Atualmente são oito os principais métodos de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa:

  • Fitoterapia chinesa (fármacos)
  • Acupunctura.
  • Tuina ou Tui Ná (massagem e osteopatia chinesa)
  • Dietoterapia (terapia alimentar chinesa)
  • Auriculoterapia (tratamento pela orelha)
  • Moxabustão.
  • Ventosaterapia.

O que é pulso imperceptível?

O pulso fraco ou ausente caracteriza-se pela dificuldade de palpação da onda de pulso arterial ou pela sua completa ausência.

Postagens relacionadas: