O que a tuberculose causa no pulmão?

Índice

O que a tuberculose causa no pulmão?

O que a tuberculose causa no pulmão?

O que é tuberculose? A tuberculose é uma doença infeciosa que afeta principalmente os pulmões. Esta infecção pulmonar causa sintomas como febre, tosse, expetoração, perda de peso, dor no peito, entre outros, conforme veremos adiante com maior detalhe.

Como a tuberculose age no pulmão?

O pulmão reage a essa inflamação produzindo muco e surge tosse produtiva. Como o bacilo destrói a estrutura alveolar, formam-se cavernas no tecido pulmonar e vasos sanguíneos podem romper-se. Por isso, na tuberculose pulmonar, é frequente a presença de tosse com eliminação de catarro, muco e sangue.

Quais são as complicações da tuberculose?

tuberculose é uma infecção contagiosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que se propaga pelo ar....Tuberculose: Uma doença de muitos órgãos.
Local da infecçãoSintomas ou complicações
BexigaMicção dolorosa e sangue na urina
Ossos (principalmente em crianças)Inchaço e dor mínima

Porque é que toda pessoa com tuberculose emagrece?

A falta de ar está diretamente associada com a progressão da doença. As pessoas infectadas com o bacilo da tuberculose costumam apresentar fraqueza geral e perda de peso, por isso, a tuberculose deve ser lembrada nas investigações de emagrecimento.

Quais são as sequelas de tuberculose?

A sequela pulmonar de tuberculose (TB) caracteriza-se por alterações anatômicas das estruturas brônquicas, vasculares ou do parênquima pulmonar que se seguem à cura microbiológica da infecção, favorecendo o aparecimento de sintomas respiratórios persistentes, infecções pulmonares de repetição, comprometimento da função ...

Como é feito o tratamento para tuberculose pulmonar?

O tratamento para tuberculose pulmonar é feito, basicamente, por meio de medicamentos, assim como acontece no caso de outras infecções bacterianas. O tratamento da tuberculose, por outro lado, é muito mais difícil e costuma demorar mais tempo do que a duração média para outros tipos de infecções causadas por bactérias.

Por que a tuberculose pode causar tuberculose?

Se a pessoa infectada estiver com um bom sistema imunológico, a bactéria provavelmente não causará a doença, permanecendo em estado latente dentro do organismo. Se, em algum momento da vida, a resistência da pessoa baixar por algum motivo, o bacilo poderá entrar em atividade e vir a causar os sinais e sintomas típicos da tuberculose.

Quais são as manifestações clínicas da tuberculose?

Quais são as manifestações clínicas da tuberculose? A forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, principalmente a positiva à baciloscopia, pois é a principal responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença.

Como se desenvolve a tuberculose resistente?

A tuberculose resistente é transmitida da mesma forma que as formas sensíveis a medicamentos. A resistência primária se desenvolve em pessoas infectadas inicialmente com micro-organismos resistentes.

Postagens relacionadas: