Como juntar potências?
Como juntar potências?
Para multiplicar potências com bases diferentes, mas expoentes iguais, podemos juntar as bases e elevar uma vez só o expoente. De forma análoga, para a operação de divisão entre duas potências de bases diferentes, mas expoentes iguais, a operação pode ser escrita como a divisão das bases, elevada ao mesmo expoente.
Qual a divisão entre as potências?
Analisando a divisão entre as potências, podemos perceber que ambas possuem algo em comum, que é a base 12. Por isso, ao utilizar a propriedade mantemos a base intacta e subtraímos os expoentes 10 e 5. Ao subtrairmos os expoentes, encontramos o resultado de 5. Dessa forma, a nova potência será doze elevado à quinta potência.
Como resolver as potências?
Como as duas potências possuem a base igual, podemos utilizar a propriedade para resolver. Dessa forma, mantemos a base intacta e subtraímos os expoentes 7 e 4. Resultando assim na potência dois elevado à terceira potência. Vejamos mais um exemplo para fixar o conteúdo.
Como podemos calcular potências separadas?
Nessa propriedade, usamos o conceito prévio aprendido e adaptamos para a divisão entre potências de mesma base. Novamente, seria muito trabalhoso calcular cada potência separada e após isso realizar a divisão entre os resultados. Por isso, podemos utilizar a propriedade que diz:
Como calcular a potência do numerador?
Se a expressão que estiver trabalhando possuir múltiplas variáveis, divida cada potência do numerador pela potência de base correspondente no denominador. Observe os passos do exemplo a seguir para entender melhor: Exemplo: x 6 y 3 3z² ÷ x 4 y³z = x 6-4 y 3-3 z 2-1 = x²y 0 z 1 = x²z.